A nova tendência que está viralizando nas redes sociais está causando prejuízos para a saúde de pacientes com diabete tipo 2 nos Estados Unidos. Com o objetivo de emagrecer, internautas começaram a relatar experiências para perda de peso com a semaglutida, conhecida como Ozempic.
O medicamento para diabetes, no entanto, é utilizado para manter níveis de açúcar no sangue sob controle. Como consequência, o paciente também emagrece devido ao uso do remédio. A prática, segundo a FDA, Anvisa do país, gerou falta de estoque do remédio nos Estados Unidos.
Nos EUA, há pelo menos 35 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 atualmente. O remédio foi aprovado pela FDA em 2021 e se popularizou após os vídeos nas redes sociais e prescrições médicas do medicamento, mesmo sem necessidade.
Segundo a bula do Ozempic, o medicamento pode gerar diversos efeitos adversos. Dos sintomas, baixa glicemia, gastrite, retinopatia, pancreatite aguda e reação anafilática estão entre os listados. A bula também aponta que devido ao efeito de baixa glicemia, o usuário poderá ter a capacidade de dirigir e operar máquinas afetada