Lua, filha dos influenciadores Viih Tube e Eliezer, nasceu no último domingo (9), mas precisou ficar mais dias no hospital para tratar uma icterícia neonatal. Segundo relato da recém-mamãe, a bebê precisou tomar banho de luz e logo recebeu alta.
“Meu coração doeu, porque não é fácil, mas conseguimos e tivemos alta depois”, citou Viih Tube em uma publicação no Instagram. Apesar do problema, Viih Tube e a filha tiveram alta nesta semana e a influenciadora noticiou o nascimento nesta quinta-feira (13), com 3,555 kg e 49 cm.
Segundo o Ministério da Saúde, a icterícia é um dos problemas mais frequentes após o nascimento. Ele corresponde a uma alta na bilirrubina, substância amarela produzida no fígado, normalmente eliminada pelo corpo nas fezes e urina.
A substância é processada na bile e transportada por dutos até o intestino delgado, onde é excretada. Caso o fígado não consiga processar a bilirrubina de forma correta, ela se acumula no sangue. Em muitos casos, a icterícia neonatal ocorre porque o fígado do recém-nascido ainda não amadureceu ou os glóbulos vermelhos não têm quantidade significativa para balancear a coloração do bebê.
Sintomas de icterícia em recém-nascido
Há alguns sinais de alerta para os pais identificarem que o bebê está com icterícia neonatal. Um dos sintomas mais óbvios é a pele do recém-nascido amarelada e a parte branca dos olhos também.
Além disso, médicos também medem as concentrações de bilirrubina antes da alta do hospital. Caso tenha icterícia, os médicos determinar se é fisiológica ou não e, caso não seja, identificar a causa para tratar possíveis problemas.
Alguns sintomas podem ser mais graves, como a icterícia que surge no primeiro dia de vida, em recém-nascidos com mais de duas semanas de vida, alimentação deficiente, irritabilidade e dificuldade em respirar e febre. Os outros tipos avaliados por médicos são derivados da amamentação, caso os bebês não consumam a quantidade de leite o suficiente, ou de hemólise, a decomposição excessiva dos glóbulos vermelhos.
Tratamento é feito com ‘banho de luz’
A condição, chamada de ‘hiperbilirrubinemia indireta’ é tratada com um banho de luz, nome popular para a fototerapia. O tratamento é um dos mais prescritos no caso, durante a primeira semana de vida de um bebê.
A luz, normalmente azul, é recomendada porque faz com que a bilirrubina seja excretada pelo intestino. No caso de Lua, a luz azul auxilia no transporte da substância até que ela seja liberada pelo próprio corpo.
Caso não tratado de forma correta, a icterícia e os níveis mais altos de bilirrubina podem causar lesões cerebrais, conhecidas como querníctero. O risco deste distúrbio é elevado em bebês prematuros, gravemente doentes, ou que recebem determinados medicamentos.
Os bebês podem ter atraso no desenvolvimento, paralisia cerebral, perda da audição, convulsões e até mesmo morrer. Apesar do risco, o querníctero é raro e é possível prevenir em quase todos os casos se a icterícia for identificada precocemente.