O número de mortes por dengue em São Paulo subiu para 841 desde janeiro de 2024. O balanço foi atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde do estado neste domingo (26). Outros 1.030 óbitos estão sob investigação.
Em todo o estado, 1,2 milhão de casos foram confirmados desde o primeiro dia do ano. Desse total, 1.503 são de dengue grave (em que os pacientes apresentam deficiência respiratória, sangramento grave ou comprometimento grave de órgãos) e 14.099 de dengue com sinal de alarme (situação em que, mesmo após o fim da febre, os pacientes continuam a ter dor abdominal, vômito ou sangramento de mucosas).
Em março, o governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue. No dia anterior, o estado havia atingido 300 casos confirmados de dengue por 100 mil habitantes.
Em 18 de março, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, decretou estado de emergência para a doença na capital paulista. A medida permitirá que o município implemente ações com maior agilidade e, também, possa receber recursos adicionais do governo.