O livro “Retratos do Cuidar”, uma coletânea de dezenas de histórias de profissionais de enfermagem, visa homenagem aos esforços e sacrifícios diários feitos pelos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população brasileira
Desde aqueles que atuam em pequenas clínicas no interior do país aos funcionários dos frenéticos setores de emergência das grandes capitais, vários profissionais contam histórias tocantes.
As histórias transbordam responsabilidade, afeto e, sobretudo, amor por promover um cuidar humanizando nas delicadas relações que se estabelecem dentro da área da saúde.
Um destes depoimentos tocantes é o da enfermeira Michele Piloni, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. A profissional acabou adotando um garoto órfão com leucemia, que, ainda bebê, chegou aos seus cuidados.
“Não espere nada em troca, mas dê tudo de si que você receberá o dobro. Essa é a complexidade da enfermagem”, diz Kenny Ramponi, enfermeiro paulista e um dos personagens do livro.
A obra, parceria entre a CEC Brasil e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), será disponibilizada gratuitamente ao público.
Em versões tanto em português quanto em inglês, “Retratos do Cuidar” está disponível gratuitamente onlline.