Até o momento, o alcance da cobertura no Estado está em apenas 33%. A campanha começou no dia 10 de abril. Até o dia 23 de maio, mais de 6,1 milhões de doses do imunizante foram aplicadas em todo o estado, representando uma cobertura vacinal de 32,9%, sendo que a meta é de 90%.
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário l de Vacinação e também com outros medicamentos, procedendo-se às administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.
A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 86 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.
Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 1.257 hospitalizações até a quarta semana de maio. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.653 internações e 250 óbitos.
Na Capital
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira que prorrogou a campanha na capital paulista por tempo indeterminado. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e em AMAs/UBS Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.