Dezembro Laranja: deixe o protetor solar na necessaire e não se esqueça de repassar

Oncologista explica importância da prevenção do câncer de pele

Por Instituto Vencer o Câncer

Exposição solar sem proteção é o principal fator de risco do câncer de pele
AdoreBeautyNZ por Pixabay

Sabe onde é o melhor lugar para você deixar o seu protetor solar? Na necessaire, junto com a sua pasta de dentes, para usar não apenas antes de sair de casa, mas repassar de tempos em tempos também. 

Essa é uma dica que Veridiana Camargo, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Comitê Científico do – traz para esse Dezembro Laranja, mês de prevenção ao câncer de pele. 

Um importante alerta em relação ao tema é dar atenção às mudanças na pele e ir pelo menos uma vez ao ano ao dermatologista, para que ele avalie se há alguma pinta ou lesão que esteja chamando atenção, que deva ser retirada para fazer uma análise mais detalhada. Quanto mais no início o câncer de pele é descoberto, maior a chance de cura.

“Mas nós não queremos nem que tenha câncer de pele; queremos que as pessoas se previnam para nem desenvolver o tumor”, avisa Veridiana Camargo. Por isso a campanha é realizada em dezembro, início do verão, para alertar a população a se prevenir.

Entender para se cuidar

A oncologista explica os tipos de câncer de pele:

  • Carcinoma basocelular – é o tipo mais comum, seguido pelo carcinoma espinocelular. “Esses são dois tumores que geralmente aparecem principalmente numa faixa de pacientes mais idosos, acima dos 70 anos, e que se expuseram ao sol ao longo de toda a vida”, diz. “Aparecem muitas vezes como crostas, cicatrizes ou sangramentos locais, principalmente em região de fronte, nasal e pré-auricular”.

- Tratamento: é feito basicamente com a ressecção, retirada cirúrgica do tumor. “Conseguimos curar a maior parte dos casos, ou seja, o mais importante é descobrir no início, porque esse tipo de câncer de pele, quanto mais inicial, maior a chance de curar o paciente”.

Melanoma – é um tipo de câncer de pele mais agressivo; apresenta-se mais comumente como uma pinta escura que mudou de cor, de conformação, de diâmetro, não está mais tão redonda, que começou a sangrar e pelas características a dermatologista acha melhor tirar. Pode aparecer em qualquer região do corpo, em qualquer época da vida – embora seja mais comum na fase adulta. “A maior chance de melanoma vem da exposição mais aguda ao sol, principalmente nos períodos de férias, por isso a importância de alertar a população, principalmente no verão, para que as pessoas possam se precaver e usar protetor solar todos os dias”. 

“O protetor solar tem que estar ao lado da pasta de dentes. Você vai escovar seu dente, já lembra de passar o protetor solar para sair de casa. Passar no rosto, no pescoço, na orelha, nas regiões que vão ficar expostas ao sol, especialmente se você fica mais tempo do lado de fora durante o dia. E lembrar de renovar, ou seja, deixar junto com sua necessaire, com a pasta de dentes, para que você renove o protetor solar” 

A ideia não é proteger apenas quando vai para a praia, mas trazer esse cuidado para o dia a dia. Para quem vai ficar muito tempo exposto ao sol e/ou tem uma pele mais vulnerável, a especialista lembra que é importante usar, além do protetor solar, barreiras físicas como camisas com proteção UVB, chapéu e óculos de proteção solar.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.