As comemorações do Réveillon muitas vezes são acompanhadas de muita comida e bebida alcoólica. No dia seguinte, a conta do exagero chega: a ressaca. Muitos acordam com indisposição física, mal-estar e sintomas físicos e mentais após a celebração.
A ressaca é causada principalmente pelo consumo de bebida alcoólica em exagero. Com isso, o fígado, que trabalha para metabolizar e eliminar o álcool do corpo, fica sobrecarregado. Além disso, substâncias tóxicas se depositam em órgãos, causando mais sintomas de ressaca.
Quais os sintomas da ressaca?
Os principais sintomas da ressaca, quando o corpo se recupera de uma boa festa, são:
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Dor nos olhos e sensibilidade ao som e luz;
- Dor no estômago;
- Enjoo e vômito;
- Mal-estar geral
Como curar a ressaca?
Não há fórmula mágica para se livrar da ressaca de ano novo, mas o recomendável é beber água para reidratar o corpo e auxiliar o fígado e rim a eliminar as substâncias tóxicas.
Além disso, beber café ajuda a acordar e auxiliar o corpo a eliminar as toxinas do álcool. Alimentação leve é essencial, mesmo que se sinta enjoado. Frutas ricas em frutose, com açúcar natural, trará maior disposição. Alimentos salgados também são uma boa pedida, para repor os sais minerais.
Usar analgésicos e medicações contra náuseas também podem ajudar neste momento pós-festa.
Como prevenir a ressaca?
Não é possível evitar totalmente a ressaca, mas é possível prevenir que ela ocorra com muita intensidade. A recomendação é de intercalar o consumo de álcool com água e sucos, além de comer enquanto se bebe álcool.