Com quantos anos pode doar sangue? Veja as principais recomendações

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Quem teve covid ou gripe pode doar sangue? Veja as recomendações

Ana Carla Bermúdez, especial para band.com.br

Quem não pode doar sangue? Veja as principais recomendações
Shutterstock

O Brasil celebra nesta quinta-feira (25) o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Nesta semana, bancos de sangue de todo o país promovem campanhas para homenagear quem já é doador e também para convidar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Na Fundação Pró-Sangue, que abastece mais de 80 hospitais no estado de São Paulo, há preocupação com os estoques da instituição, já que sete dos sete tipos sanguíneos estão em níveis considerados críticos (O+, A+, B+, O-, A- e B-). Em nível de alerta, a quantidade de sangue AB- também é baixa.

A doação de sangue é um procedimento seguro e não oferece riscos ao doador. Muitas pessoas, no entanto, ainda têm dúvidas sobre os requisitos necessários para poder doar. Afinal, quem tem tatuagem pode ser doador de sangue? Com quantos anos é possível doar? Quem teve covid ou gripe pode doar sangue? Saiba mais a seguir.

Com quantos anos pode doar sangue?

É preciso ter no mínimo 16 anos para poder doar sangue --menores de 18 anos só podem doar apresentando um consentimento formal assinado pelos pais ou responsáveis.

O limite máximo de idade para doação de sangue é de 69 anos. Nesse caso, é preciso ainda que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos.

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Sim, quem tem tatuagem pode doar sangue. No entanto, em caso de tatuagem recente, é preciso esperar um período de 6 a 12 meses para poder doar.

A Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, orienta aguardar um período de 6 meses quando houver certeza de que foram tomados todos os cuidados necessários na hora de fazer a tatuagem --entre eles, a assepsia (higienização) correta e o uso de material descartável. Em caso de dúvidas, a recomendação é esperar 12 meses. 

Já o Ministério da Saúde orienta apenas que se aguarde um período de 12 meses após a realização da tatuagem.

As regras também valem para quem tiver maquiagem definitiva e micropigmentação nas sobrancelhas e/ou lábios.

Quem tem HPV pode doar sangue?

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, quem tem HPV pode doar sangue após o desaparecimento completo das lesões.

Quem teve covid-19 pode doar sangue?

Sim. Quem teve covid pode doar sangue 10 dias após a recuperação completa da doença. A regra vale tanto para quem teve sintomas como para quem testou positivo, mas permaneceu assintomático.

Quem tiver tido contato recente com pessoas que testaram positivo para a covid precisa esperar 7 dias para poder doar sangue. A contagem deve ter início a partir do último dia de contato com a pessoa infectada.

Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue?

Sim, quem tem hipotireoidismo (a queda da produção dos hormônios da tireoide T3 e T4) pode doar sangue desde que a condição esteja controlada. As pessoas que têm hipertireoidismo (a produção excessiva dos hormônios da tireoide) precisam aguardar 24 meses após a suspensão da ingestão de medicamentos para o controle da condição.

Quem amamenta pode doar sangue?

Quem estiver amamentando não pode doar sangue se o parto tiver acontecido há menos de 12 meses. Após esse período, é possível doar mesmo amamentando. 

Quem não pode doar sangue?

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, entre os principais impedimentos temporários para doar sangue, estão:

  • Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas para doar);
  • Gravidez;
  • Período pós-gravidez (aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana para doar)
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Extração dentária ou tratamento de canal (aguardar 7 dias para doar);
  • Vacina contra a gripe (aguardar 48 horas para doar);
  • Vacina contra o coronavírus: aguardar 48 horas após cada dose (Coronavac e Covaxin) ou 7 dias após cada dose (AstraZeneca, Pfizer, Janssen-Cilag e Moderna).

Entre os principais impedimentos definitivos, estão:

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária;
  • Doença de Parkinson.

A relação completa das situações em que não é possível doar sangue pode ser consultada no site da Fundação Pró-Sangue

Quais são os requisitos básicos para doar sangue?

Para doar sangue, os requisitos básicos são:

  • Apresentar documento original com foto;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar a documentação necessária e um formulário de autorização);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • É preciso ainda respeitar os intervalos para doação: homens podem doar sangue a cada 60 dias e um máximo de 4 vezes nos últimos 12 meses. Já as mulheres podem doar sangue a cada 90 dias e um máximo de 3 vezes nos últimos 12 meses.

Vale lembrar que o uso de máscara contra o coronavírus pode ser exigido nos postos de coleta para manter a segurança do doador e das pessoas que trabalham nos hemocentros.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.