Câncer de Preta Gil e Simony é o terceiro mais comum no Brasil, segundo INCA

Recentemente, em janeiro de 2023, a cantora Preta Gil, 48, revelou que está em tratamento para o câncer do intestino, um tumor chamado também de câncer colorretal. É o mesmo tipo de câncer que acometeu Simony, de 46 anos, em tratamento desde agosto 2022; e Pelé, morto aos 82 anos em dezembro do ano passado em decorrência de complicações da doença, descoberta um ano antes.

É o terceiro tumor mais frequente na população brasileira (perdendo para os tumores de mama e próstata e sem colocar na lista o câncer de pele do tipo não melanoma), de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Como a maioria dos cânceres, o tumor colorretal surge de forma silenciosa e dificilmente dá sinais no início, quando as chances de cura são maiores. Por isso, a prevenção é fundamental para que esses tumores sejam detectados de forma precoce. 

Para falar mais sobre a doença, as causas e os tratamentos disponíveis, o quarto episódio do podcast De Bem Com a Saúde conta com a presença do médico Ricardo Carvalho, especialista em oncologia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

Carvalho conversou com a jornalista Cynthia Martins sobre as causas do câncer colorretal e quais as formas de evitar a doença, além da importância da realização da colonoscopia de rotina para as faixas etárias indicadas como forma de rastreio preventivo. 

O podcast De Bem com a Saúde é uma realização da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo com a Band Jornalismo.