
Se você não passa o dia sem tomar uma xícara de café, provavelmente já se perguntou se ele pode ser consumido durante o tratamento oncológico. A resposta é: depende!
O café é rico em antioxidantes e pode ajudar a reduzir a fadiga, um sintoma comum no tratamento oncológico. Além disso, alguns estudos sugerem que ele pode ter um efeito protetor contra certos tipos de câncer, como o de fígado e o colorretal.
No entanto, o consumo excessivo pode trazer algumas preocupações. Para pacientes com mucosite ou problemas gastrointestinais, o café pode causar irritação no estômago.
Além disso, seu efeito estimulante pode piorar insônia e ansiedade, sintomas que já podem estar presentes durante o tratamento.
No geral, para a maioria dos pacientes, o café pode ser consumido com moderação, mas sempre é importante conversar com o médico para avaliar cada caso individualmente.
Camilla Fogassa é oncologista no CEOF em Florianópolis (SC), mestre em Oncologia, especialista em Oncogenética e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer