Aplicativos de streaming, rádios ou videoclipes no YouTube. Não faltam meios para ouvir música de forma digital. Já nos meios analógicos, o disco de vinil ganha mais destaque a cada ano.
O interesse de buscas dos brasileiros por discos de vinil no Google chegou neste ano ao maior patamar desde 2005. Os dados são do Google Trends, levantados pela Sala Digital, e mostram um pico em 2004, seguido por um movimento de queda até 2009 e um cenário de estabilização desde então, com aumento a partir do ano passado.
Os motivos são diversos. Cada vez mais artistas nacionais e internacionais lançam seus álbuns, EPs ou singles em vinil – muitas vezes, com edições especiais em cores diferentes. O produto colecionável, com capa grande e encarte, também prende a atenção pela experiência mais imersiva do que o apertar de um botão no celular.
Por outro lado, o preço é uma grande barreira para quem busca colecionar discos de vinil – seja para ouvir ou decorar suas casas. Discos de 12 polegadas, que abrigam álbuns completos, raramente custam abaixo de R$ 100, com muitas lojas vendendo edições importadas acima de R$ 300.
Quando observamos buscas no Google nos últimos 12 meses com “vinil” acompanhadas do nome de um artista, uma cantora se destaca: Taylor Swift. O fenômeno do pop tem a prática de lançar álbuns em várias versões, levando fãs mais dedicados (e abastados!) a comprar diversas cópias de um mesmo lançamento. O top 5 ainda tem Billie Eilish, The Weeknd, Harry Styles e Sabrina Carpenter.
Já entre os álbuns mais pesquisados com a palavra “vinil” pelos brasileiros no Google, o principal é “Hit Me Hard and Soft”, de Billie Eilish. O terceiro disco de estúdio da californiana é um dos favoritos para ganhar a categoria Álbum do Ano, do Grammy de 2025.
Taylor Swift também aparece com dois discos: “The Tortured Poets Department", lançado neste ano, e a regravação de “Speak Now”, de 2023. Completam o top 5: “Blonde”, de Frank Ocean, e “Cowboy Carter”, da Beyoncé.