
Começou nesta segunda-feira, 7, a campanha nacional de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização será destinada, inicialmente, aos grupos prioritários — pessoas mais suscetíveis a desenvolver quadros graves da doença.
A expectativa é aplicar 73,6 milhões de doses ao longo do ano. No primeiro semestre, as doses serão distribuídas gratuitamente para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo, serão contempladas as pessoas da região Norte.
A vacina distribuída na rede pública protege contra os vírus da influenza A (H1N1 e H3N2) e tipo B. Segundo a pasta da Saúde, o imunizante é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos relacionados à gripe.
Perguntas e respostas sobre a vacina da gripe
Dados da Sala Digital mostram que o Brasil liderou interesse de buscas por ‘vacinas’, de modo geral, no último ano no Google. No entanto, quando o foco é a imunização contra a gripe, o país ocupa apenas a 18ª posição.
Quais são as dúvidas mais comuns sobre a vacina? Confira a seguir algumas das perguntas mais buscadas pelo público no Google e as suas respostas!
1.Vacina da gripe: quem pode tomar?
A vacina é contraindicada para crianças com menos de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave a doses anteriores. Todas as demais podem receber o imunizante.
No SUS, a campanha gratuita é voltada para os seguintes grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes e puérperas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Povos indígenas;
Caminhoneiros;
Pessoas com deficiência ou comorbidades;
Profissionais da saúde e da educação;
Trabalhadores do transporte coletivo.
2. Quem teve dengue pode tomar vacina da gripe?
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, não há restrição caso a pessoa esteja recuperada da doença.
3. Onde tomar vacina da gripe?
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país, de acordo com o calendário de aplicação do imunizante.
4. Vacina da gripe tem reação?
A vacina é segura. Como qualquer imunizante, pode causar reações leves, como dor no local da aplicação ou febre baixa, que indicam a resposta do organismo à vacina.
5. Lactante pode tomar vacina da gripe?
Sim, lactantes podem se vacinar contra a gripe. Inclusive, a imunização é recomendada porque protege tanto a mãe quanto o bebê. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos realizados demonstraram que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas.
6. Vacina da gripe: para que serve?
A vacina protege contra os principais vírus da influenza, prevenindo complicações, internações e óbitos decorrentes da doença. Ou seja, protege contra o agravamento da doença.