Sala Digital

Brasileiros estão entre os mais interessados pela Paralimpíada de Paris

Jogos começam nesta quarta-feira (28) com grandes expectativas de medalha para o Brasil

Da redação

Os Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta-feira (28) com grande expectativa pelo público brasileiro. Na plataforma Google Trends, o Brasil aparece como o quinto país que mais buscou neste ano sobre o evento esportivo, ficando atrás apenas da França, país-sede, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.

E não poderia ser diferente. Neste ano, a delegação brasileira terá número recorde de representantes: serão 280 competidores, sendo 255 atletas com deficiência, 19 atletas-guia (que auxiliam competidores com deficiência visual), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Do total, 46% são mulheres. Os atletas participarão de 20 modalidades, ficando fora apenas do basquete em cadeira de rodas e do rúgbi. Um destaque é o pernambucano Phelipe Rodrigues. Com 34 anos, o nadador da classe S10 (limitações físico-motoras) tem o maior número de medalhas paralímpicas – foram oito idas ao pódio.

Destaque no quadro de medalhas

O Brasil chega à Paris como promessa de medalhas. Em todo o histórico da competição, o país conquistou 373 medalhas, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze. Metade dessas conquistas ocorreram nas três últimas edições das Paralimpíadas.

Na participação mais recente, em Tóquio 2020 – disputado em 2021, por causa da pandemia de covid-19 – o país ficou na 7ª posição, com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, em um total de 72 pódios. Na edição anterior, no Rio de Janeiro, em 2016, o país também fechou com 72 conquistas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.

A abertura da Paralimpíada de Paris

Informações sobre a cerimônia de abertura da Paralimpíada de Paris estão entre as principais curiosidades dos brasileiros sobre o evento. Assim como na Olimpíada, a solenidade será realizada fora de um estádio, com cerca de 4,4 mil atletas desfilando na avenida Champs-Élysées e na praça da Concórdia, importantes pontos turísticos da Cidade Luz. O evento será nesta quarta-feira (28), às 15h (horário de Brasília).

Tópicos relacionados