Sala Digital

Marçal lidera interesse no Google por candidatos a prefeito em São Paulo

Volume de buscas não indica intenção de voto, mas ajuda a entender popularidade dos candidatos

Da redação

O empresário Pablo Marçal (PRTB) concentra cerca de sete a cada 10 buscas sobre candidatos à Prefeitura de São Paulo no Google. Segundo a ferramenta Google Trends, 66% do que se procura sobre os postulantes ao Executivo municipal estão relacionados ao influenciador. 

O interesse de buscas é um indicador de curiosidade e não indica intenção de voto, mas ajuda a compreender o crescimento do candidato nas pesquisas eleitorais. Nesta quinta-feira (5), o Instituto Datafolha indicou empate triplo na liderança entre Guilherme Boulos (Psol), Marçal e Ricardo Nunes (MDB). 

Sem inserções de TV e rádio, o político aproveita entrevistas na imprensa e sua grande base nas redes sociais para divulgar conteúdo de campanha. Já seu rival ideológico, Guilherme Boulos (Psol) tem 15% do volume de buscas, seguido por Tabata Amaral (PSB), com 10%. A deputada federal ganhou notoriedade por tecer críticas mais pesadas a Marçal em suas propagandas eleitorais.

Atual prefeito de São Paulo, Nunes concentra apenas 5% do interesse de busca. Sua campanha, porém, tem a vantagem da propaganda eleitoral na televisão e no rádio – a chapa tem o maior número de inserções e tempo entre os candidatos. Por fim, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) possui 3% do volume de buscas.

No Rio de Janeiro, Paes domina

Na capital fluminense, o cenário de interesse de buscas é mais parecido com o de intenção de votos. O atual prefeito Eduardo Paes (PSD) concentra 54% do volume de buscas e, na última pesquisa do Instituto Datafolha, marcou 59% das intenções de voto.

Em segundo lugar tanto no indicador de curiosidade do Google Trends como na pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta, aparece Alexandre Ramagem (PL). Em buscas, 22%; em intenção de voto, a metade, 11%. Por fim, Tarcísio Mota (Psol) tem mais interesse no Google (10%) do que intenções de voto no Datafolha (6%).

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