O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta segunda-feira, 25 de novembro. A data celebra voluntários e lembra da importância do ato para salvar vidas.
Com o fim do ano se aproximando, hemocentros de todo o país alertam para o menor estoque de sangue e a redução das doações. O período é marcado pelas férias escolares, viagens e festividades, que afastam muitos que contribuem com doações.
As pesquisas no Google sobre doação de sangue reforçam o alerta para a campanha deste ano. Após um pico histórico do interesse de buscas no ano passado, o índice para a entidade caiu pela metade e está no menor patamar desde 2017.
As dúvidas sobre doação de sangue
A Sala Digital, parceria da Band com o Google, separou perguntas entre as principais mais buscadas pelos brasileiros nos últimos 12 meses.
- Como doar sangue?
É preciso se informar com o hemocentro de sua região. Segundo o Ministério da Saúde, podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg. É preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas e não ter se alimentado com comidas gordurosas por 3 horas antes da doação. - Pode doar sangue de quanto em quanto tempo?
Para homens, são até 4 doações por ano (uma a cada 60 dias); para mulheres, até 3 doações por ano (uma a cada 90 dias). - Quanto de sangue pode doar?
Uma doação varia entre 420 ml e 470 ml. - Quem fez tatuagem pode doar sangue?
Sim, mas é preciso esperar 6 meses após o procedimento. - Quem fuma pode doar sangue?
Pode, mas o doador deve ficar 2 horas sem fumar antes do procedimento. - Quem tem diabetes pode doar sangue?
Depende. Caso o paciente aplique insulina, a doação de sangue não é recomendada por possíveis reações cardiovasculares. - Quem teve hepatite pode doar sangue?
Apenas pessoas que tiveram Hepatite A até os 11 anos de idade. Nos demais casos, não se deve doar sangue.