A temporada de 2024 da Fórmula 1 chegou ao fim neste domingo (8) e podemos dizer, com confiança, que foi uma das melhores temporadas da era moderna da principal categoria do automobilismo mundial. Max Verstappen conquistou seu quarto título e a McLaren, depois de muito tempo, é coroada com o Campeonato de Construtores.
A Sala Digital, parceria da Band com o Google, fez um levantamento sobre o interesse de buscas dos pilotos em todo o mundo e destacou quatro, que tiveram o percentual de pesquisas comparado entre si: Max Verstappen (Red Bull), Lando Norris (McLaren), Charles Leclerc (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes).
Dos quatro, Verstappen é o mais buscado, com 35% da participação nas buscas em 2024. As pesquisas foram marcadas pela temporada irregular do piloto, que começou imbatível, mas passou muitas etapas fora do topo do pódio. As recentes alfinetadas entre o tetracampeão e George Russell (Mercedes) também mobilizaram o interesse no piloto.
Longe do topo da tabela, Hamilton vem logo na sequência, com 33% das buscas entre os quatro astros da Fórmula 1 – motivado pela saída da Mercedes e ida à Ferrari na próxima temporada. Leclerc aparece em terceiro, com 18% e mais interesse de buscas que Norris, vice-campeão deste ano.
Já em relação às equipes, a dominância da McLaren também se deu nas buscas no Google, graças à boa performance de Norris e seu parceiro Oscar Piastri. As tensões internas da equipe na demora da escolha de um “piloto principal” também esquentaram o interesse.
Na comparação com Red Bull, Ferrari e Mercedes, a McLaren tem 36% da participação nas buscas durante o ano. A equipe de Verstappen aparece na sequência, com 30%, com muita influência da péssima performance de Sergio Pérez – que deve ser demitido, apesar do contrato assinado para 2025. Ferrari e Mercedes têm, respectivamente 19% e 16%.