Destroços do Titanic estão espalhados pelo Oceano Atlântico e, nesta semana, fotos de uma estátua que estava no navio chamaram a atenção por seu ótimo estado 112 anos depois da tragédia. Os registros foram compartilhados pela RMS Titanic, Inc., organização que busca documentar e preservar o sítio arqueológico subterrâneo, e ajudaram a mobilizar buscas por “Titanic” no Google.
A última expedição, que começou no dia 12 de julho, teve a importante descoberta da localização da estátua de Diana de Versalhes. A peça, réplica da estátua presente no Museu do Louvre, em Paris, França, tem apenas 60 cm de altura e foi encontrada em condições impressionantes, dado o tempo que se encontra submersa.
Segundo a organização, a estátua da deusa romana ficava em um lobby do Titanic e submergiu após o naufrágio da embarcação. O último registro da peça ocorreu em uma expedição em 1986, mas a sua localização foi mantida em sigilo.
Além das duas fotos, a RMS Titanic, Inc. compartilhou um registro de época da estátua no próprio navio. Confira as imagens abaixo: