A uma semana do segundo turno das Eleições municipais, candidatos a prefeito em São Paulo disputam o voto dos eleitores com a propaganda eleitoral e agendas públicas pela cidade. Na internet, porém, o interesse pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) é maior em dias de debates.
Levantamento da Sala Digital, parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Google, mostra dois picos de buscas sobre os candidatos desde o início da campanha do segundo turno. O primeiro, dia 14 de outubro, com o #DebateDaBand; o segundo, no sábado, com o encontro dos candidatos promovido por Record TV, Estadão e Eldorado.
O interesse de buscas não significa intenção de voto, já que a motivação para a procura pelos candidatos pode carregar diferentes cunhos – sejam eles positivos, negativos ou neutros.
Em ambos os dias, é Nunes que lidera em buscas. Isso pode ser explicado pela estratégia de Boulos de tecer acusações contra seu adversário, estimulando o público a buscar no Google por mais informações. Nos dois embates, por exemplo, o emedebista foi questionado sobre a atuação de Eduardo Olivatto como chefe de gabinete da Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras). Servidor público há mais de três décadas, ele é cunhado de Marcos Camacho, o “Marcola”, líder da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Nunes, por sua vez, também ataca o adversário ao levantar o caso do processo que prescreveu contra Boulos. Ele foi acusado de crime de dano qualificado ao patrimônio público durante a operação de reintegração de posse da comunidade do Pinheirinho, em 2012, em São José dos Campos. A promotoria afirma que ele usou manobras judiciais para “fugir” da notificação; já a campanha do psolista afirma que houve ineficiência da Justiça.
Já a escolha da campanha de Ricardo Nunes em não comparecer a todos os debates previstos neste segundo turno parece não beneficiar Guilherme Boulos. Na quinta-feira (17), o embate previsto entre os candidatos pela Folha de São Paulo, o UOL e a RedeTV! tornou-se uma entrevista com Boulos, que não refletiu em alta expressiva de buscas sobre o deputado federal.
Desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, a cada 10 buscas feitas sobre os dois candidatos no Google, seis são sobre Guilherme Boulos e quatro são sobre Ricardo Nunes. Confira abaixo os termos em ascensão de buscas sobre os candidatos à Prefeitura de São Paulo nos últimos sete dias: