Eleições Americanas: os picos de interesse sobre Kamala e Trump

Buscas sobre os candidatos à presidência dos Estados Unidos esquentam na reta final da eleição americana

Da redação

Americanos terminam nesta terça-feira (5) a votação para definir o próximo presidente dos Estados Unidos. Desde setembro, é permitido o voto antecipado, feito por cerca de 80 milhões de eleitores. O resultado, porém, deve ser conhecido apenas nos próximos dias, conforme a apuração avança nos 50 estados.

Enquanto isso, pesquisas no Google feitas nos Estados Unidos ajudam a traçar um histórico de pontos chave para a eleição americana deste ano. A Sala Digital destaca pontos altos e baixos de buscas da democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, além do atual presidente, Joe Biden, que abriu mão da candidatura pela reeleição.

Donald Trump

O ex-presidente americano Donald Trump concentra seis a cada dez buscas nos últimos 12 meses, na comparação com a atual vice-presidente Kamala Harris, que fica com as quatro demais pesquisas. O interesse não simboliza intenção de voto, uma vez que as buscas podem carregar diferentes sentimentos em relação a cada candidato.

O pico de buscas sobre Donald Trump ocorreu após o atentado sofrido por ele no dia 13 de julho, durante comício na Pensilvânia. Um tiro atingiu de raspão sua orelha e o atirador foi morto no local. Outro destaque foi uma resposta da campanha de Trump após fala de Joe Biden que associou o republicano a “lixo”.

Kamala Harris

A atual vice-presidente dos Estados Unidos tinha volume de buscas menor até a desistência do atual presidente, Joe Biden, desistir da disputa pela reeleição pelo partido democrata. A partir daquela data, 21 de julho, as buscas sobre Kamala Harris disparam e seguem em patamar elevado – apesar de que menor do que as de Trump.

A confirmação da candidatura da democrata, no dia 5 de agosto, e sua boa participação no único debate televisionado entre ela e Donald Trump, no dia 10 de setembro, também levaram mais americanos ao Google atrás de informações sobre a vice-presidente – sejam elas positivas, negativas ou meras curiosidades.

Joe Biden

Atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden começou o ano com volume de buscas expressivo – motivado pelo ano eleitoral e diferentes gafes cometidas pelo democrata. Sua má performance no primeiro debate com Donald Trump, em 27 de junho, rendeu um pico de interesse, com repercussão que preocupou aliados e deu confiança à campanha trumpista pelo retorno à Casa Branca.

O maior volume de buscas sobre Biden, porém, aconteceu no dia 21 de julho, data em que o presidente americano anuncia que não iria mais concorrer à reeleição pela presidência americana. Em nota oficial, ele também promove a vice-presidente Kamala Harris como nome ideal para assumir sua posição. Desde então, apesar do cargo, as buscas sobre Joe Biden estão significantemente menores.

Tópicos relacionados