A Rússia lançou um míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia, segundo informações da Força Aérea ucraniana. Esta foi a primeira vez que as forças russas utilizaram um míssil tão poderoso, de capacidade nuclear e de longo alcance na guerra, iniciada em fevereiro de 2022. Um míssil balístico intercontinental é lançado a partir da terra, pode ser equipado com ogivas nucleares e, como o próprio nome indica, é projetado para viajar longas distâncias, superiores a 5.600 km. Segundo a enciclopédia Britannica, apenas os Estados Unidos, Rússia e China possuem esse tipo de mísseis.
Com o ataque, os civis ucranianos recorreram ao Google para compreender com mais profundidade sobre o artefato. Horas após o lançamento russo, 4 dos 5 primeiros termos (o que o usuário escreve na barra de busca do Google) com maior ascensão de pesquisa na Ucrânia eram relacionados ao conflito.
Sobre os termos: o único não referente ao conflito, dizia respeito ao feriado religioso de 21 de novembro - celebrado pelos ucranianos ortodoxos. "THAAD" é o sistema antimísseis avançado - que foi recentemente implementado pelos americanos no território israelense na guerra contra o Hamas. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, constantemente solicita aos aliados internacionais a doação desse tipo de sistema antiaéreo - numa tentativa de avançar na contraofensiva no leste europeu. Marino, região ucraniana de Kursk, também aparece em alta. A área foi uma das mais afetadas pelos recentes ataques russos da última semana.