Brasileiros estão se aposentando até três anos mais tarde

Levantamento da Sala Digital traz dados do INSS e do IBGE

Da redação

Os brasileiros estão demorando mais para se aposentar. Segundo a base de dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a idade média de aposentadoria cresceu em até três anos.

Em 2015, homens se aposentavam, em média, com 60 anos. Já em 2024, essa idade subiu para 62 anos. Entre as mulheres, a idade de aposentadoria foi de 57 anos em 2015 para 60 anos em 2024. Estados com idade média de aposentadoria mais alta são Rio de Janeiro (62), São Paulo e Espírito Santo (61).

Segundo especialistas, a aposentadoria tardia tem relação com o envelhecimento da população. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje são necessários 2,2 trabalhadores para pagar os custos de um aposentado. Em 2040, a projeção é de que tenhamos 1,5 trabalhador para pagar um aposentado.

No Google, as perguntas abaixo são mais comuns sobre aposentadoria. Um bom caminho para tirar dúvidas é o aplicativo Meu INSS, que traz informações sobre benefícios e uma calculadora que estima o tempo que cada pessoa precisa trabalhar para se aposentar.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.