Web Summit Rio encerra programação nesta quinta-feira

O evento acontece pela primeira vez fora da Europa, com milhares de empreendedores do setor tecnológico.

Ana Clara Prevedello*

Evento deve movimentar R$ 1,2 bilhões na economia carioca nos próximos seis anos.
Divulgação/Web Summit

O Web Summit Rio, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, teve início nesta segunda-feira (1) no Riocentro, em Jacarepaguá, e encerra a programação amanhã (4). É a primeira edição que acontece fora da Europa, com uma previsão de movimentar R$ 1,2 bilhões na economia carioca até 2028, já que a cidade vai sediar o evento nos próximos seis anos.

Os ingressos para a edição do ano que vem já começaram a ser vendidos, e os de 2023 esgotaram três semanas antes do evento.

A feira reúne milhares de empreendedores e empresas, com mais de 20 mil participantes de 91 países, que debatem sobre temas como a ciência de dados, o comércio eletrônico, o futuro do trabalho, as alterações climáticas e os meios de comunicação.

A startup Pulpa, uma das empresas que participa do evento neste ano, desenvolveu um aplicativo que ajuda na hora de criar uma poupança para os pequenos. Para incentivar uma consciência financeira que surge ainda na infância, a CEO Erica Frean usa a tecnologia, que auxilia as crianças.  

“A Pulpa nasceu junto com a minha filha. Eu tentei guardar dinheiro para ela e descobri que é totalmente impossível no mercado tradicional de hoje em dia. Então, a gente criou um aplicativo em que o pai, a mãe, a tia, todo mundo, de forma fácil, pode guardar dinheiro para o futuro, como se fosse um presente para a faculdade”, ela conta.

Outra empresa, a T&D Sustentável, aposta em serviços que diminuem o desperdício de água: através de um dispositivo, a startup já conseguiu poupar mais de 300 milhões de litros.

“A T&D Sustentável surgiu em 2018, com a ideia de economizar água e dinheiro, sem nenhum investimento para grandes clientes no Brasil. Hoje, a gente tem uma economia própria, onde a gente consegue gerar até 70% de economia, sem nenhum investimento inicial. A gente vem quebrando esse paradigma de que, para ser sustentável no seu comércio, você precisa de grandes investimentos”, explica o sócio da empresa, Pedro Henrique Fonseca.

O Country Manager Brasil da Web Summit, Artur Pereira, comemora o sucesso do evento, que aconteceu pela primeira vez no Rio.

“Estou muito contente pela decisão que tomamos e pela parceria que construímos com a cidade do Rio de Janeiro, com o Senac, com os parceiros do setor privado, como o Itaú, por exemplo. Estamos todos muito contentes, foi um acolhimento muito forte”, disse.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet

*Sob supervisão de Danillo Carneiro 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.