Vídeo mostra raias mortas na Ilha do Fundão

O caso aconteceu na Prainha, local banhado pela Baía de Guanabara. Ainda não se sabe o que provocou a morte dos animais.

Ana Clara Prevedello*

As raias podem ter sido vítimas da poluição na Baía, mas pesca de arrasto não é descartada
Reprodução

Um vídeo de hoje (11) mostra dezenas de raias do gênero Rhinoptera mortas na Prainha, na Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio. No registro, os animais estão na areia ou boiando nas águas, que são banhadas pela Baía de Guanabara.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Segundo os pescadores que gravaram o vídeo, as raias foram vítimas do alto nível de poluição da Baía, não da pesca de arrasto, mas a causa ainda não foi confirmada.

Em nota postada nas redes sociais, a ONG Instituto Mar Urbano afirma que as mortes podem ter acontecido devido à falta de oxigênio ou poluição excessiva, já que os animais não apresentam marcas de rede de pesca.

Mas “a possibilidade destes animais terem sido capturados e descartados pela pesca de arrasto não deve ser excluída”, reforça o IMU.

A ONG ainda explica que episódios parecidos já aconteceram em outros locais do mundo, como na Flórida, e que mais informações sobre o ocorrido serão postadas.

*Sob supervisão de Danillo Carneiro 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.