A festa na quadra da Porto da Pedra virou a noite com os foliões comemorando o título da Série Ouro do Carnaval 2023. A escola de samba volta a desfilar em 2024 na Série Especial, 12 anos depois de ter sido rebaixada para o grupo de acesso. A disputa foi acirrada, mas a primeira colocada venceu com o total de 269,7 pontos. Motivos não faltaram para que a comemoração continuasse nessa quinta-feira (23). Tem quem diga que a festa não vai acabar.
“São Gonçalo não dorme. Mais tarde tem churrascada aqui na quadra. O final de semana inteiro vai ser festa para poder comemorar o título”, brincou Rodrigo França, Mestre Sala da Porto da Pedra.
Durante a apuração, os representantes da Porto da Pedra se dividiam entre apreensão e choro de alegria. A escola foi rebaixada em 2012 e desde então lutava para voltar ao grupo principal. E o mais perto que havia chegado da elite do carnaval do Rio foi no ano passado, como vice-campeã da Série Ouro.
Com a vitória, os foliões encheram a quadra da escola para comemorar o título tão esperado.
"Olha a alegria a minha agremiação, aqui de todo mundo. E eu fico muito feliz por isso. Foi um trabalho lindo de todos os segmentos: carnavalesco, porta-bandeira, bateria. Trabalho lindo. E agora é comemorar e agradecer. A festa não teve hora para começar e nem vai ter hora para acabar", disse o presidente da agremiação Godzila.
A escola levou para a avenida uma releitura da história de Júlio Verne. O autor retratou de forma fictícia a Amazônia, mesmo que nunca tenha pisado em solo brasileiro. O carnavalesco Mauro Quintaes foi um dos responsáveis por reviver o livro "A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas" e trazer o título para a Porto da Pedra.
O Tigre de São Gonçalo, como também é conhecida, trouxe um ambiente de natureza exuberante e colorida. Retratou a beleza da floresta e também o desmatamento.
As alegorias e as fantasias impecáveis chamaram atenção. A comissão de frente também foi aplaudida na avenida. Durante o desfile da escola de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o público da arquibancada chegou a gritar "É campeã"!
APURAÇÃO
Quatro jurados foram os encarregados por avaliar as escolas de samba da Série Ouro. A menor nota de cada quesito foi descartada. O Tigre de São Gonçalo perdeu ponto apenas nas categorias de harmonia, evolução e enredo. Das nove categorias, a escola gabaritou seis delas. Confira as notas:
Logo depois do desfile, Rodrigo França, representante do primeiro casal que desfilou pela escola, mostrou que a expectativa será ainda mais lata no ano que vem.
"Rumo ao título e especial ano que vem", afirmou ele.
*Sob supervisão de Natashi Franco