"Se vacina. Tem que se vacinar, porque se não tomar a dose tu vai partir pro outro lado". Esse foi o conselho de Adelino Gomes Filho, de 70 anos, último paciente internado com Covid-19 no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio. O idoso deixou a unidade de saúde sob aplausos dos profissionais, desde o início da pandemia, essa é a primeira vez que a unidade não tem nenhum internado com a doença.
A cerimônia também serviu para encerrar os atendimentos de pacientes com Covid-19 na unidade municipal de saúde. Desde o início da pandemia, o Hospital Ronaldo Gazolla se tornou referência para tratamento da doença. Nesta segunda-feira, a cidade tem apenas 36 pessoas internadas com a Covid-19 A ideia agora é transformar o hospital em uma unidade para atender pacientes que tiveram sequelas da doença.
Durante a despedida de Adelino, o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, estiveram no hospital. Em setembro deste ano, o secretário já havia anunciado que a unidade deixaria de ser exclusiva para casos de Covid-19. O hospital agora retoma de vez as atividades anteriores, com atendimento para todos os tipos e doenças que precisam de internação.
Nesta semana, a capital alcançou 94,8% dos adultos completamente imunizados com as duas doses ou a dose única da vacina. A imunização de pessoas com dose de reforço também avança, está próximo de um milhão de doses aplicadas, mas a Prefeitura adiou a continuidade do calendário para janeiro, dando prosseguimento com a faixa etária de 59 a 50 anos.