CARNAVAL NA BAND: Veja os preparativos para a transmissão da Série Ouro

A Band Rio ainda apresenta um programa especial antes dos desfiles pra quem quer ficar por dentro de cada escola

Ana Clara Prevedello*

Os desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio começam amanhã. E todos os detalhes serão transmitidos pela Band Rio nesta sexta-feira (17), às 21h, e no sábado (18), às 20h30. Diretamente do Camarote nº1, os comentaristas Glenda Kozlowski e Sergio Mauricio vão descrever a emoção dos desfiles no Sambódromo.

A transmissão também terá comentários de Bruno Chateaubriand, Leonardo Bruno e Rafaela Bastos, com participações especiais das apresentadoras Evelyn Bastos, rainha da bateria da Mangueira, e Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira da Beija Flor de Nilópolis.

Ao todo, seis equipes da Band serão responsáveis por transmitir os desfiles, que devem ir até às 6h da manhã. O público pode votar, por meio de enquetes interativas, na escola que preferir e para avaliar a comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira. A votação é feita pelo site https://www.band.uol.com.br/entretenimento/carnaval. O público também vai poder acompanhar a transmissão ao vivo pelo site, pela Bandplay ou pelo Youtube da Band Rio.

Mas o destaque pro carnaval do Rio não termina por aí. A concentração pra folia já começou nesta quinta-feira (16) e vai até amanhã (17), com o programa Band Folia na Série Ouro, com a apresentadora Amanda Martins e participação dos jornalistas Bruno Chateaubriand e Leonardo Bruno. A geógrafa e ex-passista da Mangueira, Rafaela Bastos, também estará presente. O especial vai ao ar sempre das 13h às 13h30 na tela da Band Rio.

A história de cada uma das quinze agremiações da Série Ouro, que buscam uma vaga na elite do Carnaval carioca, será comentada durante o programa.

Quem quiser conferir o brilho dessas escolas já tem camarote especial, assistindo a transmissão pela Band. E se você não quer perder nada, segue a ordem dos desfiles:

Sexta-feira (17/02)
Arranco do Engenho de Dentro  
Lins Imperial
Acadêmicos de Vigário Geral
Estácio de Sá
Unidos de Padre Miguel
Acadêmicos de Niterói
São Clemente 

Sábado (18/02)
União de Jacarepaguá
Unidos da Ponte
Unidos de Bangu
Em Cima da Hora
Unidos do Porto da Pedra
União da Ilha
Império da Tijuca
Inocentes de Belford Roxo

SEGURANÇA NO SAMBÓDROMO E NOS MEGABLOCOS

Neste Carnaval, uma mobilização de 14 mil policiais militares foi organizada para atuar em todo o estado do Rio de Janeiro. Dez pontos de bloqueio com detectores de metais estarão presentes no entorno da Sapucaí a partir desta sexta-feira (17).

O policiamento segue até domingo da outra semana (26), e atua junto aos blocos e em áreas restritas aos desfiles das escolas de samba, além de garantir a segurança em áreas de lazer e nas rodovias, tanto na região metropolitana quanto no interior.

Outros pontos de revista com detectores de metais estarão em estações de metrô na Zona Sul como Antero de Quental, Nossa Senhora da Paz, General Osório, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, que ainda contam com o patrulhamento ostensivo. Na Zona Norte, onde haverá desfile de escolas das séries Prata e Bronze, o policiamento será reforçado.

A tecnologia também vai ser usada em favor da folia. Os serviços do App 190RJ estão disponíveis para brasileiros, em português, e para turistas internacionais, em três idiomas (inglês, francês e espanhol). A iniciativa busca facilitar o acionamento da Polícia Militar através do celular.

Além disso, o público feminino tem acesso ao Aplicativo Rede Mulher. O botão de emergência permite acionar o 190 de forma mais ágil, passando para a Central a localização da mulher e outras informações importantes para comunicar a ocorrência à autoridade policial.

OPERAÇÃO LEI SECA NO CARNAVAL

A operação Lei Seca, do Carnaval, já começou nesta quarta-feira (15). Todas as regiões da cidade terão fiscalização diária, e os policiais contam com a ajuda de drones, operados por agentes do Gabinete de Segurança Nacional.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Ao todo, serão 216 agentes e 53 veículos, atuando em até 15 pontos de fiscalização por dia, nos finais de tarde e à noite. O trabalho é reforçado em cidades com muitos turistas, como as da Costa Verde e a Região dos Lagos. A operação especial termina na quarta-feira de Cinzas (22).

*Sob supervisão de Natashi Franco 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.