Grandes filas, mais de 15 horas de espera e até tiroteio marcaram os últimos dias de quem precisou ser atendido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para a atualização do CadÚnico. Muitas pessoas que passaram a madrugada de hoje (14) nas filas tiveram que usar cadeiras, lençóis, cobertores e travesseiros.
“Eu cheguei aqui 21h40. A noite foi péssima, porque dormir no chão, mesmo que tenha o cobertor, com frio, ao relento, não é uma boa noite. Mas, infelizmente a gente tem que superar. Vim atualizar o cadastro hoje. Como falaram que era o último dia eu vim correndo. Eu recebo o benefício do Auxílio Brasil junto com a do Bolsa Família”, disse Maria José Correia, que ficou na fila do CRAS de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.
Nessa sexta-feira (14) terminaria o prazo para resolver as pendências do cadastro do CadÚnico e não perder, consequentemente, o Auxílio Brasil. Porém, o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar o prazo para atualizar os dados por mais 30 dias.
Além do tempo longo de espera, quem estava na fila do CRAS de Bonsucesso fugiu de um tiroteio por volta das 4h30 da manhã.
“A noite foi caótica, horrível. Chão duro, tiroteio, frio, passei por tudo isso. A gente achou que era um arrastão, porque do nada começou o tiroteio. Estava todo mundo dormindo, aí todo mundo acordou no susto. Mas, continuamos no mesmo lugar porque se a gente sai, a gente perde o lugar na fila, então não tem para onde a gente correr”, falou Jéssica da Silva
No centro do Rio e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também foram encontradas filas longas. Apenas as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as informações junto aos municípios.
A atualização cadastral é fundamental para garantir que as informações registradas na base do cadastro único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a Id Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
*Sob supervisão de Natashi Franco