A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (20), o Terminal Deodoro, na Zona Oeste do Rio. Essa foi a primeira entrega do projeto do corredor expresso BRT TransBrasil, nove anos depois do início das obras.
A expectativa é de que a construção reduza o tempo de transporte dos passageiros que pretendem chegar até a Barra da Tijuca, trajeto que pode levar mais de uma hora. O terminal vai ter parada de ônibus, trens e BRT’s.
Com 10 mil metros quadrados, o novo terminal vai permitir que os passageiros acessem os serviços do sistema BRT até o Alvorada e o Recreio.
Sete novas linhas de ônibus foram criadas e outras cinco já operam na parte externa. O terminal também vai permitir a rápida integração dos passageiros com o ramal Japeri, da SuperVia.
"Esse é um terminal de integração super importante porque ele junta o trem com a TransOlímpica e a TransBrasil. E depois você vai ter tudo interligado, sem pagar um tustão a mais", disse o prefeito Eduardo Paes durante a inauguração.
O corredor TransBrasil vai ligar as zonas Norte e Oeste e a perspectiva é de que todo o corredor seja entregue no final deste ano, depois de cinco anos de atraso, e atenda mais de 800 mil cariocas por dia.
*Sob supervisão de Helena Vieira