Temporal em Petrópolis causa prejuízo de R$ 78 milhões para comerciantes

Lojistas contam o drama de perder tudo no temporal

Felipe de Moura (sob supervisão de Beatriz Duncan)

George perdeu todos os alimentos da loja
Reprodução/TV Band

A tragédia em Petrópolis também deixou danos materiais para os moradores. Um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) aponta que o temporal provocou um prejuízo estimado de mais de R$ 78 milhões ao comércio de bens, serviços e turismo da cidade. A pesquisa ouviu 245 comerciantes locais. 45,3% dos entrevistados diz ter o negócio afetado pelas chuvas de terça-feira.

“Perdi tudo. Hoje fiquei com a água no pescoço dentro da loja. Graças a Deus estou vivo. O material é correr atrás e ter ajuda dos amigos para reerguer”, comenta George Hammes, dono de uma loja em Petrópolis.

A chuva forte na cidade da região serrana ainda foi responsável pela perda e/ou queda no faturamento de 65,8% dos comerciantes. 32,4% tiveram seus estabelecimentos ou depósitos alagados.

“É muito lixo. Nós perdemos tudo dentro da nossa loja. A gente saiu aqui da loja com a água no joelho. Fechei a loja e deixei tudo aí. Agora é recuperar, lutar de novo e tentar recuperar as coisas que perdemos”, falou a lojista Eliana Coelho.

Em nota, o Fecomércio disse que o Gabinete Emergencial criado pelo Sistema Fecomércio RJ/Sesc RJ visa diminuir os efeitos provocados pela chuva e promove ações como linha de crédito para comerciantes por meio da AgeRio, hotel para equipes de resgate e pontos de coletas de doação.

Confira aqui todos os centros que estão recebendo doações de itens emergenciais para Petrópolis: https://www.band.uol.com.br/rio-de-janeiro/noticias/rede-de-solidariedade-centenas-de-postos-no-rio-recebem-doacoes-de-itens-para-petropolis-16479003 (hiperlink)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.