Sete ferros-velhos são interditados por força-tarefa na Zona Oeste do Rio

A ação visa combater a receptação de metais furtados de concessionárias de serviço público

Pedro Cardoni*

Alvos da operação são possíveis compradores de materiais furtados.
Divulgação/Polícia Civil

Sete pessoas foram presas e sete ferros-velhos foram interditados durante uma força-tarefa, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) em diferentes bairros da Zona Oeste do Rio, para tentar coibir o furto e a receptação de equipamentos de concessionárias de serviço público.

 A ação acontece em parceria entre a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e Defesa de Serviços Delegados (DDSD).

Dentre os bairros fiscalizados estão Campo Grande, Santa Cruz, Guaratiba, Bangu, Realengo e região adjacente. Os estabelecimentos alvos da operação são possíveis compradores de materiais metálicos, principalmente cobre, furtados das estruturas de serviços públicos. Os locais também estão situados em regiões com maior incidência desse tipo de crime.

Além da fiscalização da origem dos materiais metálicos, as autoridades também verificam se o comércio está respeitando a legislação ambiental, assim como outros tipos de irregularidades.

CAMINHO DE COBRE

A força-tarefa é um desdobramento das investigações da operação “Caminho do Cobre”, que visa sufocar toda a cadeia criminosa de receptação e furto dos materiais metálicos. Baterias estacionárias, cabos de fibra ótica, materiais de ferrovias, geradores, transformadores e placas metálicas estão entre os principais itens furtados. A falta desses equipamentos prejudica a prestação de serviços essenciais para a população, como transporte e distribuição de energia elétrica.

Os proprietários dos ferros-velhos ainda são orientados sobre Resolução nº 365, que regulamentou a concessão de Registro de Autorização de Funcionamento (RAF) para os estabelecimentos do setor.

*Estagiário sob supervisão de Beatriz Duncan

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.