Secretários estaduais tomam posse nesta segunda-feira (02)

Ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis assume Secretaria de Transporte e afirma que Linha Vermelha vai ser administrada pelo Governo e pela Prefeitura

Karol Neves*

Além de Washington Reis, outros 31 secretários foram nomeados pelo governador. Reprodução
Além de Washington Reis, outros 31 secretários foram nomeados pelo governador.
Reprodução

Nesta segunda-feira (02), o secretariado do Governo do Rio tomou posse, no jardim de inverno do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A cerimônia não aconteceu no dia da posse do governador Cláudio Castro, no último domingo (01), pois ele foi à Brasília para a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva, logo após o evento no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, no mesmo dia.

Segundo o novo secretário de Transportes e Mobilidade Urbana do Estado do Rio, Washington Reis, a Linha Vermelha, que liga os municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, vai ser administrada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Rio. A declaração foi dada no início da tarde desta segunda-feira (02), após ele ser empossado no cargo.

O ex-prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, afirmou que já iniciou os trabalhos de manutenção na via expressa e disse que a estadualização da Linha Vermelha, da Ilha até a Baixada Fluminense, foi um pedido dele para o governador.

Além de Washington Reis, outros 31 secretários foram nomeados pelo governador Cláudio Castro nesta segunda (02).

"Apresentamos nosso secretariado, que reúne diferentes talentos e histórias, trazendo mais pluralidade para o nosso time. Todos aceitaram o desafio com um objetivo em comum: o de construir um Estado em que os fluminenses sintam cada vez mais orgulho de viver. Quem já estava na equipe, segue o trabalho com a experiência adquirida. Aos que chegaram agora para se juntar ao time, sejam bem-vindos", disse o governador Cláudio Castro nas redes sociais.

Durante a cerimônia de posse como governador do Rio de Janeiro, que aconteceu no domingo (01), Castro anunciou a conclusão de obras no estado, como a do Teleférico do Alemão, a unidade do Rio Imagem na Baixada Fluminense e o Hospital do Câncer, na Região Serrana. Ao citar que a segurança pública é um dos principais desafios do Rio, o governador abordou a implantação de câmeras nas fardas de policiais de batalhões  convencionais como uma das realizações de seu mandato.

O combate ao feminicídio, a recuperação econômica do estado e o desafio envolvendo a segurança pública foram alguns dos principais pontos destacados por Cláudio Castro no discurso.

“As estatísticas comprovam uma verdade que não se pode recusar. Proteger as mulheres do nosso estado é uma missão que assumo como governador do Rio de Janeiro. A prevenção e o combate ao feminicídio, esse crime bárbaro que atinge as mulheres e destrói famílias, é uma prioridade absoluta em nossa gestão”, afirmou o governador.

Eleito com quase 60% dos votos durante o primeiro turno, o governador fez os primeiros atos do novo mandato no último domingo (01), com a extinção de seis secretarias e a criação de cinco.

Cláudio Castro extinguiu as Secretarias de Estado de Assistência à Vítima, de Defesa do Consumidor, de Infraestrutura e Obras, das Cidades, de Ação Comunitária e Juventude e de Envelhecimento Saudável. Algumas pastas foram unificadas, dando origem à Secretaria de Infraestrutura e Cidades, que será comandada por Uruan Cintra; e à Secretaria de Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável, com Alexandre Isquierdo como chefe. Também foram criadas as Secretarias de Óleo, Gás e Energia, que vai ser comandada por Hugo Leal; de Habitação, com Bruno Dauaire como secretário; e da Mulher, chefiada por Heloísa Aguiar.

A pasta, comandada pela advogada Heloisa Aguiar, tem o desafio de implementar políticas públicas mais rígidas no combate ao feminicídio. Segundo o governador Cláudio Castro, a secretaria, anunciada com exclusividade na Band, vai trabalhar de forma integrada com outras pastas.

Outras duas pastas trocaram de nome: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais virou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Já a de Transportes, passou a ser chamada de Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.

Doutor Luizinho, novo secretário de Saúde, afirmou que as prioridades da pasta no mandato do governador Cláudio Castro são os tratamentos oncológicos e de cardiologia. Além disso, ele afirmou que a secretaria pretende entregar, em 2023, o Instituto Estadual do Cérebro e um centro de exames de imagens na Baixada Fluminense, o Rio Imagem Baixada.

“Precisamos avançar na saúde digital, utilizar os equipamentos digitais, que são ferramentas que já utilizam no mundo, para que a gente possa avançar na saúde do nosso estado”, afirmou o secretário de Saúde Doutor Luizinho. 

*Sob supervisão de Natashi Franco