Rock in Rio: entenda o esquema especial de transporte para o evento

A Prefeitura do Rio apontou o ônibus ‘Rock Express’ como o principal transporte para o festival.

Felipe de Moura*

Algumas ruas serão interditadas. Divulgação/Rock in Rio
Algumas ruas serão interditadas.
Divulgação/Rock in Rio

O Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (2), no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, vai ter um esquema especial de transporte para aqueles que vão ao evento. Segundo a Prefeitura, a melhor forma de ir para o festival é pelo ônibus fretado ‘Rock Express’. A passagem do transporte custa R$ 22,00 (ida e volta).

O RIR começa no dia 2 de setembro e vai até o domingo (4). Depois, retoma na outra semana, nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro.  A Prefeitura do Rio acredita que cerca de 500 mil pessoas devem chegar na cidade para aproveitar o Rock in Rio.

“O Rock in Rio é um presente para a cidade. Quero fazer uma saudação especial a todo o time do Rock in Rio, que demostrou confiança no potencial do Rio de Janeiro e em nenhum momento deixou de acreditar na sua realização. Para aqueles que vão ao evento, quero pedir aos cariocas para que recebam bem nossos visitantes, teremos aqui de 400 a 500 mil turistas”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Na região, não haverá serviço de BRT. Os bilhetes do Rock Express não têm qualquer integração com os serviços de bilhete único. Quem precisar fazer integração com o ônibus ou metrô, deve pagar as passagens separadamente.

Como outra opção de transporte, também haverá o “Transporte Primeira Classe”, que vão realizar 17 trajetos sem paradas e deixam os clientes em uma entrada exclusiva na Cidade do Rock, com volta para o ponto de partida. A tarifa é de R$ 125 (ida e volta). Não terá estacionamento na região.

“Não insistam, não tentem ir de carro. Se for de carro, vai ter que parar a quilômetros de distância e, provavelmente, vai ter o carro rebocado e terá que fazer um exercício grande”, comentou Eduardo Paes na coletiva de hoje (31).

O embarque do Rock Express será feito no Terminal Alvorada e na Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. O público vai desembarcar na Estação Centro Olímpico, do BRT, e depois vai andar cerca de 800 metros até o festival. A Avenida Abelardo Bueno e as Ruas Aroazes, Jaime Poggi e Franz Weissman serão interditadas.

Para quem mora na região e vai precisar acessar o local, é necessário ficar atento com as interdições. Quem precisar passar por essas ruas, entre as duas da tarde e as seis da manhã, vai ter que desembarcar nas estações Rio Centro e Maria da Praia, do BRT, e fazer cerca de um quilômetro e meio de caminhada até à área do Parque Olímpico.

A estação de metrô do Jardim Oceânico vai ficar aberta 24 horas para embarque. Já as demais estações, vão funcionar em horário normal. Durante a madrugada, vão funcionar somente para desembarque.

*Sob supervisão de Natashi Franco