Rio vacina contra a Covid crianças com comorbidades a partir de hoje

A vacinação está sendo realizada somente hoje (17), por conta do baixo número de doses da Pfizer infantil

Felipe de Moura*

A imunização contra Covid foi prorrogada pela SMS José Cruz/Agência Brasil
A imunização contra Covid foi prorrogada pela SMS
José Cruz/Agência Brasil

ebês de 6 meses até crianças de 4 anos com comorbidades puderam se vacinar contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17), no município do Rio de Janeiro. Por conta do número limitado de doses de Pfizer infantil, a vacinação vai ser realizada somente nesta quinta (17) e em unidades de saúde específicas, até que novas doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde.

Porém, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou a imunização também para sexta-feira (18), (das 8h às 17h), e sábado (19), (das 8h às 12h), a vacinação contra a Covid-19.

Ao todo, 9.390 mil doses foram disponibilizadas para as crianças dessa faixa etária com comorbidades. Os responsáveis precisaram apresentar comprovante demonstrando que os pequenos pertenciam a um dos grupos de comorbidades prioritários para a vacinação. Veja a lista

Os familiares foram para os postos de saúde nesta quinta-feira (17) para aproveitar a imunização dos pequenos.  Confira a lista dos postos disponíveis

“É bom, muito importante tomar a vacina contra esse vírus. Eu estava com medo porque ele é especial, agora, depois da vacina, eu fico sem medo, aliviada”, disse Valdeni Lima, desempregada e mãe do Bernardo, de 2 anos.

Ainda não há previsão da chegada de uma nova remessa da vacina destinada à faixa etária, como explica o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz:

“A gente está vendo o número de internações de crianças aumentando. Então, é muito importante que o Ministério da Saúde faça um planejamento para que compre vacina para todas as crianças de 6 meses a 4 anos. Essa foi a recomendação do nosso Comitê Científico. Percentualmente, o maior número de internação é de crianças neste momento, que foi o grupo que não se vacinou”, comentou o secretário.

MAIS DE 1,5 MILHÃO DE PESSOAS AINDA NÃO TOMARAM A DOSE DE REFORÇO

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 1 milhão e 500 mil cariocas não retornaram aos postos para completar a imunização. Por conta disso, a Prefeitura iniciou uma busca ativa por essas pessoas nesta quarta-feira (16).

Entre os cidadãos internados, 90% não tomou a dose de reforço. Neste momento, 170 pessoas estão em leitos da rede SUS da capital e 29 estão esperando vaga, o que representa uma taxa de ocupação de 62% dos leitos destinados à doença.

“O que a gente está fazendo na Secretaria Municipal de Saúde do Rio é lembrar a todos esses cariocas que ainda não foram a um posto de saúde para se vacinar e procurarem uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço. A secretária está fazendo isso por meio de contato telefônico ou por meio de contato presencial por meio dos agentes comunitários de saúde”, disse Daniel Soranz, secretário municipal de saúde.

No dia 1 de novembro, eram apenas 23 internações. Esse salto significativo preocupa as autoridades e refletem o esquema vacinal incompleto de boa parte da população. Na capital, menos de 40% dos maiores de 18 anos tomaram a segunda dose de reforço.

*Sob supervisão de Myllena Amorim