Rio registra um aumento de 20 mil vagas formais de emprego em março

O estado fluminense está entre os que mais geram postos de trabalhos no país, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Ana Clara Prevedello*

Rio registra um aumento de 20 mil vagas formais de emprego em março
Nos últimos 12 meses, foram criadas 186 mil vagas de emprego formal no Rio.
Divulgação TV Band Rio

O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking nacional de empregos nos últimos 12 meses, com um saldo de 186 mil vagas criadas no período. O destaque é para o setor de serviços.

Apenas em março, o Estado gerou 20 mil postos de trabalho com carteira assinada. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no último dia 27.

Com o aumento de empregos formais, o governo fluminense pretende facilitar a abertura de novos negócios. Uma resolução da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) publicada ontem (2) vai acelerar o processo de concessão de alvarás às empresas do estado.

A iniciativa busca garantir empregos com carteira assinada, para milhares de trabalhadores que vivem na informalidade.

“Essa é mais uma medida para desburocratizar o Estado e atrair novas empresas, garantindo mais emprego e renda em todo o Rio de Janeiro. É nosso compromisso manter um ambiente de negócios atraente, que incentive investimentos, para fomentar ainda mais a economia”, disse o governador Cláudio Castro.

Na Zona Norte do Rio, o salão de beleza para cabelos ondulados Obínrin foi inaugurado em janeiro, depois de vencer as barreiras da burocracia. A loja está com vagas abertas.

“Iniciamos o projeto em janeiro. É um desafio empreender num país com muita burocracia, mas está sendo muito bom. Eu acho que o trabalho de serviço, você ter um propósito, te ajuda nessa caminhada”, comemora a proprietária do salão, Luana Rabello.

*Sob supervisão de Danillo Carneiro