Rio está com baixa transmissão de Covid-19 no estado

Análise foi divulgada nesta sexta (11) com Mapa de Risco do Governo do Estado

Beatriz Duncan

Com baixa procura, centros de testagem são desativados aos poucos Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro
Com baixa procura, centros de testagem são desativados aos poucos
Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro saiu da bandeira laranja de transmissão da Covid-19 para a bandeira amarela, nesta sexta (11). Com isso, o estado agora se encontra com baixo risco para o coronavírus. A análise leva em consideração o período de 30 de janeiro a 05 de fevereiro.

“Esta edição do mapa de risco consolida ainda mais a queda dos indicadores da Covid-19, mostrando que a Ômicron já atingiu o pico e agora está em queda sustentável na maior parte das regiões do estado. Nas regiões Norte e Noroeste, ainda estamos com o alerta ligado e, para isso, abrimos dois centros de testagem, um na UPA Campos e outro no Centro Poliesportivo de Itaperuna”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A taxa de positividade reduziu 66% nos centros abertos pelo Governo do Estado. Cerca de 3.151 testes foram feitos na semana do dia 05 de fevereiro, com apenas 12% dos resultados positivos, em comparação com 15 mil e 746 testes entre os dias 9 e 15 de janeiro. A taxa estava em 35%.

Com a baixa procura e a queda na positividade, foram desativados os polos de testagem: IASERJ, Célio de Barros, UPA Tijuca e Campo Grande II.

  • O megacentro do Maracanã funcionou até esta sexta-feira (11). 
  •  
  • Já os centros instalados ao lado das UPAs Bangu, Marechal Hermes e Jacarepaguá serão desativados no dia 15 de fevereiro, assim como os que funcionam no PAM Coelho Neto e no PAM Cavalcante. Os polos da UPA Colubandê e do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz funcionarão até o dia 28 de fevereiro. Os centros de testagem abertos ao lado da UPA Campos, em Campos dos Goytacazes, e no Centro Poliesportivo de Itaperuna seguem em funcionamento.