No dia 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro comemora 458 anos. Em ritmo de festa e celebração, a Prefeitura do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, garante uma programação que dura o mês inteiro, em diversos espaços e regiões da capital fluminense.
A Maratona Cultural Carioca oferece entrada gratuita no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, durante todo o mês, além de organizar exposições, programação infantil e peças teatrais durante as próximas semanas.
A programação está disponível no Instagram da Secretaria de Cultura. Cursos gratuitos de longa duração também são ofertados hoje (1): teatro, azulejaria, pintura iniciante, ballet e dança de salão estão entre as aulas oferecidas pelo Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
Além disso, cariocas e fluminenses ganham 40% de desconto nos ingressos do Aquario durante o mês de março. A ação faz parte das comemorações de aniversário da cidade, e incentiva quem nasceu ou quem mora no estado do Rio a conhecer o espaço. O desconto é válido de 1 a 31 de março, e os ingressos podem ser comprados no site: www.aquariomarinhodorio.com.br.
MISSA DE COMEMORAÇÃO
Nesta quarta-feira de manhã (1), às 7h, a Missa no Santuário Cristo Redentor foi celebrada pelo Cardeal Orani Tempesta, arcebispo da cidade. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, estava presente.
“É uma alegria enorme poder ser prefeito dessa cidade, eu digo sempre que acho que todos os governantes do mundo, das galáxias, morrem de inveja de mim porque eu sou prefeito do Rio. Inveja num sentido bom, claro. É uma honra poder cuidar dessa cidade, representar essa cidade e cuidar dessa gente. Então vamos celebrar nossos 458 anos”, brincou o prefeito Eduardo Paes, durante a missa no Corcovado.
Para seguir as comemorações, o arcebispo também preside a Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, às 18h.
“Acho que é uma oportunidade de nos comprometermos cada vez mais com aquilo que a cidade já é: com sua beleza, sua história, sua cultura. Continuar fazendo nossa obrigação e missão, que é a de semear paz, fraternidade, prosperidade nessa cidade. Eu desejo que todos os cariocas, e aqueles que vieram morar aqui também, cariocas de adoção, sejam muito felizes”, celebrou o arcebispo.
A Missa Solene, que acontece às 18h, conta com a participação especial da Orquestra Maré do Amanhã. A Orquestra é um projeto social do Complexo da Maré, e ensina música clássica para crianças e adolescentes que vivem em uma das favelas mais violentas do Rio. O grupo já se apresentou no Santuário Basílica em dezembro do ano passado.
As comemorações no Rio de Janeiro continuam durante esse mês, com a programação especial da Secretaria de Cultura. Os horários, locais e eventos estão no site: https://www.rio.rj.gov.br/cultura.
*Sob supervisão de Natashi Franco