Revitalização na Cidade de Deus: Área ganha pinturas assinadas por gari

As obras começaram em maio deste ano. O objetivo é valorizar o ambiente e dar mais segurança à região

Júlia Zanon*

Espaço fica mais colorido e iluminado
Reprodução

As obras de revitalização da região sob o viaduto da Linha Amarela, na Cidade de Deus, continuam. A manutenção começou em maio deste ano com limpeza e pinturas que mudaram a aparência do espaço. O local recebeu painéis de pintura artística assinadas pelo gari da Comlurb e artista plástico, Derlan de Mattos

Todo o trabalho está sendo feito pela Subprefeitura de Jacarepaguá, em parceria com as secretarias de Conservação, Assistência Social e Saúde, além da Comlurb e da Rioluz. O paisagismo também incluiu a instalação de 30 vasos de plantas desidratadas - aquelas que precisam de pouca luz solar -, que ajudam a compor o visual.

De acordo com a subprefeitura, o aumento da iluminação tem o objetivo de valorizar o ambiente e dar mais segurança à área.

O terreno da frente também está recebendo apoio da equipe de conservação com asfaltamento de cerca de 300m². Será instalado ainda um alambrado no local para a construção de uma quadra esportiva pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Nos próximos dias, um contêiner do Programa Recicla Comunidade, da Secretaria de Ação Comunitária, também será inaugurado no local. O programa permite que o morador transforme lixo em renda incentivando a economia circular.

Funcionário da Comlurb, Fabiano Costa, que trabalha na base embaixo do viaduto e também é morador da Cidade de Deus,  conta que o espaço está muito melhor. Ele lembra que antes chegava a retirar mais de 30 sacos de lixo por dia do local e que, após a intervenção, as pessoas se sentem mais seguras ao acessar o caminho. Segundo ele, também está mais tranquilo o trabalho, pois o espaço passou a ser preservado por todos.

A subprefeita de Jacarepaguá, Marlí Peçanha, comemora o avanço. Após ações de acompanhamento com a Secretaria de Assistência Social, pessoas em situação de rua que se encontravam ali aceitaram o acolhimento em unidades de reinserção social ou retornaram para casa.

"Estamos fazendo um esforço conjunto com o objetivo de devolver a dignidade e esse espaço público à população. Vamos continuar monitorando a área, evitando, assim, novas ocupações irregulares", afirmou a subprefeita Marlí Peçanha.

*Sob supervisão de Helena Vieira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.