Luto na realeza: Rainha Elizabeth esteve no Rio em 1968 em visita histórica

Rainha morreu aos 96 anos no Palácio de Balmoral, na Escócia nesta quinta (8)

Beatriz Duncan

Rainha esteve no Brasil apenas uma vez Arquivo Nacional
Rainha esteve no Brasil apenas uma vez
Arquivo Nacional

Morreu na tarde desta quinta-feira (8), aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II, no Palácio de Balmoral, na Escócia. Ela estava sob supervisão médica desde o início do dia. Familiares se reuniram na residência de verão da monarca depois do alerta dos médicos. O anúncio da morte foi feito de forma oficial pelo Palácio de Buckingham.

No trono desde 1952, ela esteve no Brasil em 1968, ainda sob regime militar, em uma viagem a bordo do iate oficial da Coroa Britânica, tendo como uma das paradas a cidade do Rio de Janeiro. Ela foi recebida pelo presidente Costa e Silva e a esposa dele, e participou de diversos compromissos oficiais como a inauguração do início das obras da Ponte Rio-Niterói.

Rainha Elizabeth II também marcou presença no estádio do Maracanã para conferir de perto uma partida das então seleções do Rio de Janeiro e São Paulo. No evento, ela se encontrou com Pelé, capitão da equipe na época. Quem hoje faz o Tour Maracanã, que passa pelos bastidores do estádio, consegue ver no acervo a cadeira na qual a rainha se sentou ao lado do marido, Príncipe Philip, que morreu no ano passado.

Para aproveitar o Brasil, ela assistiu ainda a uma apresentação da escola de samba Mangueira. O evento aconteceu na embaixada do Reino Unido.

“O papel da rainha como símbolo, tanto nas colônias tanto nos lugares onde ela tinha uma valorização, era muito importante. Por isso foi escolhido, naquele momento, que entre os diversos países que ela faria a relação, ela viesse ao Brasil”, explica o historiador Rodrigo Rainha.


Audrey Hieatt, inglesa que mora no Rio, esteve em uma celebração de gala da rainha na visita dela ao Rio de Janeiro. Ela relata que foi um dia inesquecível.

“Foi no Iate Clube, na Av. Pasteur. Ela foi em volta da piscina e todos os Britânicos que estavam no Rio de Janeiro naquela época ficaram em volta da piscina. E ela caminhou (por ali) sempre muito elegante, sempre bem vestida”, relembra a aposentada.


ÚLTIMA APARIÇÃO REAL DA RAINHA

Na última terça-feira (6), a rainha foi vista em seu último compromisso público real. Ela recebeu no Palácio de Balmoral a nova Primeira-Ministra do Reino Unido, Liz Truss. Truss assumiu no lugar de Boris Johnson, que renunciou ao cargo depois de escândalos envolvendo o nome dele.?

Com a morte da monarca, o filho dela, Príncipe Charles III agora será coroado rei, aos 73 anos. A proclamação deve acontecer nos próximos dias, seguido do funeral de Elizabeth, na Abadia de Westminster, mesmo local onde Príncipe William e Kate Middleton se casaram em 2011.