A Policia Civil cumpriu quatro mandados de prisão contra integrantes de uma quadrilha especializada em aplicar fraudes contra idosos. A ação aconteceu nesta quarta-feira (29) nos municípios do Rio e em Niterói. Foi uma operação conjunta das polícias do Rio e de Brasília.
As investigações duraram mais de seis meses. Os agentes conseguiram interceptar ligações telefônicas, que constataram os crimes de vendas e negociações fraudulentas de títulos de clubes de benefícios e turismo. Segundo as investigações, os criminosos convenciam as vítimas com a promessa de altos ganhos com as venda dos títulos. Os prejuízos chegam a 10 milhões de reais.
"O que nós conseguimos alcançar, até então, foram esses 15. Agora, com a apreensão de celulares, a gente tem a possibilidade de aumentar a investigação e alcançar demais envolvidos e conseguir reaver parte dos prejuízos contra os idosos pessoas – que, muitas vezes, guardaram aquele dinheiro a vida inteira. Então, a gente espera, além de colocar atrás das grades esses criminosos, recuperar os valores que as vítimas perderam com os golpes" afirmou o delegado do DF, Ismael Batista, responsável pelo caso.
De acordo com o delegado, um dos presos era o líder da organização criminosa. Ele foi localizado em Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, e tinha uma grande de movimentação financeira na conta. Durante a operação, uma grande quantidade de dinheiro, além de celulares, computadores, documentos e automóveis também foram apreendidos.
Os criminosos vão responder por estelionato, organização criminosa e, dependendo do curso da investigação, por lavagem de dinheiro.
*Sob supervisão de Helena Vieira