Projeto ensina música para crianças da Maré em escolas municipais da comunidade

A ideia é aproximar as crianças de ritmos da música popular brasileira

Beatriz Duncan (sob supervisão)

Os workshops acontecem em quatro encontros em outubro e novembro
Divulgação/Márcio Melges

Cultura e arte em um só lugar. Durante quatro dias, alunos do 5º ao 9º ano de seis escolas municipais no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio vão poder aprender na prática a tocar instrumentos musicais enquanto treinam com um repertório para lá de brasileiro. Cada workshop tem duração de uma hora, todos com o objetivo de ensinar sobre ritmo, harmonia e melodia. Desde 2011, o projeto "Percussão Maré nas Escolas" é também um incentivo para aproximar esses jovens da música e da cultura popular.

"A gente quer fazer esse projeto circular pelas escolas da Maré. O projeto musicaliza as crianças através do ritmo, aulas de leitura e edição musical. A partir disso a gente introduz os ritmos populares brasileiros" conta o coordenador pedagógico do projeto Guto Goffi. Segundo ele, o grupo possibilita ainda que alunos fixos, que quiserem seguir na carreira musical, façam parte do quadro de professores do programa.

Para alguns alunos, o incentivo tem dado resultado. A Vivian entrou no projeto com 18 anos, mas desde os 12 já tem afinidade com a música. Depois de se aprofundar nos estudos, ela pretende seguir na área das artes como profissão.

"Quem sabe futuramente eu consiga seguir na música. Se eu conseguir fazer com que isso aconteça vai ser ótimo. Eu me interessei pelo grupo e fui atrás. Fui às aulas para ver como era, como o projeto funcionava e me apaixonei de cara", relata a estudante.

O "Percussão Maré nas Escolas" tem apoio da Prefeitura do Rio por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Além dos workshops, que funcionam de forma presencial, materiais didáticos e pedagógicos vão ser distribuídos para dar apoio teórico às aulas de música.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.