A Câmara de vereadores do Rio aprovou na última quinta-feira (9), um projeto de lei que estabelece as condições para a reabertura do Canecão, que fica localizado no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Agora o projeto aguarda sanção do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
“Sem dúvida nenhuma a gente precisa de espaços culturais que trabalhem não só com a música, mas com o teatro. A gente precisa que esse pessoal tenha espaço para desenvolver a tendência vanguardista do Rio de Janeiro na área da cultura. Com a perda do Canecão, a gente diminuiu a intensidade do vanguardismo carioca nessa dimensão cultural. Eu acho que o retorno vai ativar de novo a possibilidade de vanguarda” afirmou o historiador Antônio Edmilson.
Em situação de abandono desde que a UFRJ reassumiu o terreno em 2010, o Canecão está quase irreconhecível. O plano para transformá-lo em um centro cultural nunca saiu do papel. O local está há 11 anos fechado.
Com a aprovação deste projeto de lei que estabelece as condições para a reabertura do local, o abandono pode estar próximo do fim, para a alegria da população carioca.
O novo Canecão teve a área do terreno reduzida, mas isso não irá impedir a casa de ter um palco de até 20 metros de altura. Antes do início das obras, um estudo do impacto urbano ainda deve ser feito.