O Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU) celebra 42 anos do projeto ‘Programas Internacionais’, que proporciona uma experiência de imersão na cultura brasileira e na língua portuguesa.
Nos meses de julho e agosto, 44 alunos e professores de quatro universidades americanas – Yale, University of Florida, Duke e Stanford – vão receber aulas de português diariamente no IBEU, de segunda a sexta-feira. O curso ainda oferece aulas de capoeira, maracatu, samba e forró, para aproximar os estudantes da cultura do Brasil.
Palestras sobre temas de interesse – Corpo e Gênero, Aprendendo com as Favelas do RJ, Religiões do Brasil e Saúde Pública – também serão disponibilizadas. Além disso, pontos turísticos como o Corcovado, o Pão de Açúcar, Museu do Pontal, Fiocruz, Cais do Valongo, Sítio Burle Marx e uma visita a uma escola na Rocinha estão na programação.
Patrícia Martins, coordenadora responsável pelo programa, conta que muitas pessoas que participam do projeto chegam a virar parte da equipe.
“Ex-alunos acabam voltando em outras posições. Por exemplo, hoje em dia, a diretora social da Universidade de Stanford, que cuida desse tipo de programa, a Elizabeth Sáenz-Ackermann, foi aluna do nosso programa de Flórida, e agora ela está trazendo um grupo de professores para estudar conosco esse mês”, comemora.
Para mais informações, acesse o site: https://portal.ibeu.org.br.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.