Com as festas de fim de ano se aproximando, o Procon-RJ lançou uma cartilha com orientações para os consumidores que forem fazer compras em lojas físicas e virtuais neste Natal. Uma das principais dicas é conferir opiniões e recomendações de outros consumidores quando se trata de e-commerce.
Para quem quer economizar, o importante é pesquisar preços. Quando a compra já é planejada, o carioca consegue se organizar para olhar diferentes pontos de venda de confiança para analisar as diferentes propostas do mesmo produto, já que os valores podem variar. Mas é importante ter atenção e desconfiar de preços muito abaixo do mercado.
Quando se fala de presente comprado em lojas físicas, é preciso ter em mente que existe a possibilidade do presenteado querer fazer uma troca. Por isso, é importante observar a política de cada loja e as condições necessárias.
Para compras online, o consumidor tem até sete dias, depois do recebimento da mercadoria, para devolução do produto caso seja necessário. O valor pago, com frete incluso, deve ser reembolsado em sua totalidade. Sites não recomendados para compras foram listados neste documento.
É importante guardar todos os dados da compra, dos itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido. Se for possível, vale capturar a tela da confirmação e manter os e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições.
Para maior assistência ao consumidor, o Procon-RJ tem uma cartilha com os golpes mais praticados no ambiente virtual. Confira: https://bit.ly/manual_contra_fraude_virtual