Depois de um ano, a procissão de Iemanjá está de volta ao Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (2), é celebrado o dia da divindade. Centenas de pessoas são esperadas para as comemorações que começaram já pela manhã, na Praça dos Estivadores, no Centro do Rio.
A expectativa é de que os fiéis caminhem em direção ao Píer Mauá, onde será feita a entrega dos presentes à Iemanjá em uma embarcação. Ao longo do dia, o grupo ainda realiza rodas de cânticos e outras demonstrações religiosas.
“As festas religiosas são uma forma linda de cada um manifestar sua fé e Iemanjá tem um impacto muito grande. É por causa dela que jogamos flores no mar no Réveillon, por exemplo. Independente da sua religião, Iemanjá é parte da nossa cultura como povo brasileiro”, comentou a estudante Giovanna Durães, que cresceu no catolicismo e na umbanda.
A procissão é organizada pelo Afoxé Filhos de Gandhi RIO, que é considerado a primeira representação afro-brasileira do Rio de Janeiro. Fundado em 1951 por um grupo de trabalhadores da região portuária do Rio, o grupo não faz distinções entre seus componentes. Todos podem participar independentemente da sua cor, etnia ou religião. Tendo como patrono da entidade o Mahatma Gandhi, os princípios do Afroxé são a paz e união entre os povos.
Confira a programação completa da procissão:
06h - Abertura da Sede com fala de abertura;
07h - Culto Religioso no interior da Sede
08h - Café da manhã para convidados
09h - Saída do Cortejo em direção ao Pier Mauá
10h às 12h - Entrega dos presentes a lemanjá em embarcação - roda de cânticos no Pier Mauá
12:30h - Retorno a Sede
13h - Início dos festejos a lemanjá na Praça dos Estivadores Intervenções Culturais / Apresentação da Charanga;
18h - Término das festividades