Prêmio Band Inspira Rio: conheça os vencedores deste ano

Zeca Pagodinho, a grande inspiração desta edição, se apresentou no palco do Teatro do Copacabana Palace

Karol Neves*

A premiação foi nesta segunda (13)
Divulgação

Na última segunda-feira (12), pessoas, projetos e instituições inspiradoras participaram da Terceira Edição do Prêmio Band Inspira Rio, no Teatro do Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio. Este ano foram 12 categorias selecionadas.

Zeca Pagodinho, que foi a grande inspiração do ano na premiação, também vai ser reverenciado em fevereiro na Marquês de Sapucaí. A Grande Rio, de Duque de Caxias, se apresentou no teatro na noite de ontem (12) e vai levar para a Avenida, em 2023, a história de Zeca. O homenageado do Prêmio Band Inspira Rio 2022 se apresentou ao lado de Arlindinho, num potpourri de sucessos da carreira.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Esporte foi a primeira categoria da noite e os indicados foram: o treinador de futebol Dorival Jr., a ginasta Rebeca Andrade e a judoca Rafaela Silva. Bob Burnquist, maior nome da história do skate no Brasil, foi quem entregou o prêmio da categoria à Rafaela Silva, campeã olímpica e bicampeã mundial. Em 2013, ela se tornou a primeira brasileira a se consagrar campeã mundial de judô. Titular da categoria de 57kg e terceiro Sargento da Marinha, Rafaela nasceu na Cidade de Deus e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Na categoria Líder Empresarial do Ano, criada nesta edição para valorizar líderes que mantêm suas empresas a todo vapor, fortalecendo a economia do estado, abrindo empregos e gerando valor para o Rio, Andréia Repsold, Antonio Queiroz e Fernando Blower foram os indicados. O carioca Antonio Queiroz, presidente da Fecomércio RJ, foi o vencedor do prêmio, que foi entregue pelo maestro cujo nome se mistura à história da música clássica no Brasil: Isaac Karabitchevsky.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O ganhador da categoria é empresário do comércio há mais de 40 anos e, atualmente, é presidente da Fecomércio RJ, e dos Conselhos Regionais do SESC e SENAC. Ele também preside o Sindicato do Comércio Varejista de Eletro-Eletrônicos e é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A empreendedora e fundadora do Grupo LZ, Anny Meisler, foi quem entregou o prêmio da categoria Moda, concorrida por Angela Brito, Katia Barros e Stephanie Wenk. Kátia Barros, diretora da Farm que atua desde a estratégia de branding até a criação e o desenvolvimento das coleções da marca, foi quem levou o prêmio da categoria. Neste ano, Kátia celebrou 25 anos da Farm e 12 anos da Fábula, a loja de roupas infantis da marca.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Na categoria Atuação Social, os indicados ao prêmio deste ano foram: Instituto Beija-Flor, Ação da Cidadania e Renê Silva. Katia Repsold, a Country Manager da Naturgy Brasil, foi quem entregou o troféu ao Renê Silva que, aos 11 anos, criou o Jornal Voz das Comunidades anos, no Complexo do Alemão. O jornal se transformou numa ONG, que já promoveu 220 ações sociais, atendendo mais de mil famílias. Por sua atuação na comunidade, Renê já ganhou prêmios em diversos países e foi considerado um dos jovens mais influentes do mundo.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Sérgio Besserman, que já foi presidente do IBGE e é um dos economistas que mais pensam o Rio de Janeiro, foi quem entregou o prêmio da categoria Economia para o Projeto Programadores Cariocas, que foi recebido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões. Polo Viníco de Areal e Revitalização do Largo Boticário estavam entre os indicados ao troféu da categoria.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O Projeto Programadores Cariocas quer formar 5 mil jovens na área de programação, formando profissionais para o ecossistema de inovação da cidade. A Prefeitura do Rio oferece o curso, com bolsas de estudo para alunos do ensino público ou refugiados, com prioridade para mulheres, negros e pessoas trans.

Na categoria Gastronomia, o Bar do Momo, um tradicional reduto boêmio da Tijuca, na Zona Norte do Rio onde cariocas de todas as idades se encontram diariamente para desfrutar dos diversos petiscos criativos servidos por lá, foi o vencedor deste ano. O cantor Leo Jaime, que já foi convidado para provar as delícias dos competidores do MasterChef, foi quem entregou o troféu.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Lennon, um dos maiores rappers do Brasil, que nasceu em Realengo, foi o ganhador da categoria Música e cantou “Gratidão” no palco do Teatro do Copacabana Palace. Ele se tornou, em setembro, o cantor brasileiro mais ouvido no Spotify, com quase 11 milhões de ouvintes mensais. O troféu foi entregue pelo cantor e compositor Zé Ricardo. A banda Gilsons e o DJ Pedro Sampaio também foram indicados na categoria.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O Projeto Uerê, um espaço de atividades extracurriculares destinado a jovens em situação de risco e com problemas de aprendizado, foi o vencedor da categoria Educação. O troféu foi entregue pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, e Diretor Geral do Museu do Amanhã, Ricardo Piquet. O Projeto Envelhecimento Ativo e Inspira Rede de Educadores também foram indicados.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Ricardo Amaral, o eterno Rei da Noite Carioca, foi quem entregou o prêmio da categoria Empreendedorismo ao vencedor desta edição: Alexandre Accioly, um dos maiores empresários do Brasil. Em março, ele inaugurou o complexo multiuso Qualistage, na Barra da Tijuca, e trouxe de volta ao Morro da Urca o Noites Cariocas. Na gastronomia, abriu recentemente os restaurantes Casa Tua Cocina e Casa Tua Forneria. Mario Filippo e Renan Monteiro também concorreram ao troféu.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Na categoria Destaque das Redes, os gigantes Casimiro, Theodoro e Boca Rosa foram os indicados. Theodoro, o ex-gerente de loja formado em publicidade, que usa o que aprendeu na faculdade e no comércio para conquistar seus fãs, foi quem levou o troféu para casa. No Tik Tok, Theo possui mais de um milhão e duzentos mil seguidores. Quem entregou o prêmio ao influenciador digital foi Douglas Silva, que já emocionou o público com seu trabalho na TV e no cinema, e que hoje mobiliza milhões de pessoas nas redes sociais.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O diretor-superintendente da Águas do Rio, Sinval Andrade, foi quem entregou o prêmio da categoria sustentabilidade ao biólogo e mestre em ecologia, Mário Moscatelli. Ele é responsável pela recuperação de manguezais nas baías de Guanabara, Ilha Grande e Sepetiba, além do sistema lagunar de Jacarepaguá e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Revolusolar e Fe Cortez também concorreram ao troféu nesta edição.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Selminha Sorriso e Evelyn Bastos anunciaram o vencedor do prêmio na categoria Cultura: o Samba do Trabalhador, que virou parada obrigatória para amantes da música nas segundas-feiras do Clube Renascença. Criado em 2005 por Moacyr Luz e companheiros, o espaço concorreu com o Instituto Dellarte e o Circo Crescer e Viver.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

*Sob supervisão de Natashi Franco

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.