Prefeitura finaliza revitalização e urbanização no Parque Isabel Domingues

A área ganhou 50 quiosques comerciais regularizados e obras de infraestrutura

Ana Clara Prevedello*

Parque ganhou 50 quiosques padronizados, com comércio regularizado.
Reprodução

A Prefeitura do Rio inaugurou hoje (12) as obras de urbanização do Parque Isabel Domingues, na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio. A área de 14 mil metros quadrados ganhou 50 quiosques comerciais, com regularização para todos os trabalhadores do local, além de mesas de jogos, brinquedos infantis e uma ciclovia de 700 metros.

As obras ainda incluíram a limpeza e a revitalização do parque, que fica numa região populosa da Gardênia Azul, onde antes havia comércio irregular. O investimento da ação, que durou seis meses, foi de quase R$ 3 milhões. Os quiosques comerciais devem influenciar na renda local.

O prefeito Eduardo Paes estava presente na inauguração e falou sobre a revitalização do espaço.

“O Rio é uma cidade que convida para o encontro na rua, tomar uma cerveja, comprar um produto, esse é o charme do Rio. Só não podemos permitir que as pessoas ocupem o espaço público da maneira que bem entender. Que bom para a Gardênia, que teve esse espaço público urbanizado. Melhorou a qualidade de vida e a estética daqui, permitindo que as pessoas possam ter o seu comércio legalizado para levar o sustento para casa”, afirmou.
A ciclovia de 700 metros foi implantada para facilitar a chegada e saída de comerciantes e visitantes, que percorre toda a extensão da Avenida Isabel Domingues.
“Nós pegamos essa área muito degradada, com despejo irregular de lixo dentro do canal, ligações clandestinas de água e luz. Fizemos uma grande obra, estamos entregando para a população hoje um novo espaço público integrado com área de lazer e comércio legalizado. Todos os donos dos 50 quiosques receberam a documentação. Estamos trazendo de volta para a população uma área pública bem mais organizada para que todos possam curtir”, destacou a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.

Rinaldo Benjamim da Silva, de 37 anos, foi um dos funcionários que foi contemplado com um quiosque na Avenida. Há dez anos ele vende ovos, legumes e hortaliças no local, e comemora a documentação regularizada do espaço:

“Primeiro, quero agradecer à Prefeitura por ter feito essa obra linda, não só para os comerciantes como para toda a população. A diferença é enorme quando comparamos o que era essa região antes e o que é agora. Havia uma desorganização total aqui, a gente não conseguia trabalhar. Agora sim, estamos legalizados e vamos trabalhar direito. Meu faturamento já até aumentou, eu tinha muitos clientes que vinham da Barra para comprar aqui e que não estavam vindo mais por conta da desorganização”, conta.

*Sob supervisão de Danillo Carneiro 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.