Os estoques de doses de vacinas contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro estão zerados. É o que diz a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que alertou que a vacinação contra a doença será retomada assim que a próxima etapa da campanha for atualizada, seguindo informações do Ministério da Saúde.
A aplicação do insumo está suspensa para as pessoas acima de 12 anos de idade por tempo indeterminado.
“Não adianta ficar vacinando com vacinas desatualizadas, então o Ministério tomou a decisão correta de interromper a vacina de covid-19 e aguardar a chegada das novas vacinas, que estão em negociação pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
Até agora, seis milhões e 503 mil pessoas foram vacinadas com a 1ª dose na capital fluminense, seis milhões e 155 mil com a 2ª dose ou dose única, quatro milhões e 265 mil com a dose de reforço, dois milhões e 90 mil com a segunda dose de reforço e um milhão e 751 mil com o reforço bivalente. No total, já foram 20.787.181 doses aplicadas em toda a população carioca, segundo o painel da EpiRio.
Pelo menos outros cinco municípios do Rio de Janeiro também demonstram preocupação com a falta do imunizante, como Niterói e Nova Iguaçu, que informam estar com baixo estoque de vacinas e que não receberam novos repasses.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.