O preço do gás natural veicular (GNV) vai ter um aumento de 19,58% a partir do próximo domingo (1) nos postos do Rio. A alta nos valores vai atingir diversos segmentos na Região Metropolitana e no interior do estado.
“O gás está aumentando muito. O botijão de gás há 1 ano atrás era R$ 60. Agora eu compro a R$ 120. Tem gente que está fazendo comida utilizando carvão. Faz um fogãozinho de tijolo e coloca carvão. Ou cozinhando na lenha, porque não tem condição de comprar gás”, comentou Shirley Ferreira, autônoma e moradora do município do Rio
Segundo a empresa Naturgy, responsável pelo fornecimento do GNV, o reajuste para os clientes localizados na Região Metropolitana do Rio (Ceg) será em média de 6,80% para o segmento residencial (7m³/mês), 7,05% para o comercial (400 m³/mês), 19,58% para postos de GNV e de 18,52% para as indústrias (3Mm³/mês).
Para os clientes que moram no interior do estado (Ceg Rio), o reajuste será de 8,78% para residências (7m³/mês), 10,16% para o comércio (400 m³/mês), 19,76% para postos de GNV e 19,25% para indústrias (3Mm³/mês).
Em nota, a empresa disse que “o reajuste nas tarifas será provocado pelo aumento no custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras. São custos não gerenciáveis pela Naturgy e, portanto, o aumento do preço não traz nenhum ganho para a distribuidora”.
*Estagiário sob supervisão de Beatriz Duncan