Praça General Osório, em Ipanema, é revitalizada

Mesmo depois das obras, a água do chafariz está suja e esverdeada.

Felipe de Moura*

A praça foi revitalizada
Reprodução

Cinco meses depois do início das obras de revitalização, a Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi apresentada ao público em uma cerimônia de abertura, nesta quarta-feira (3), de cara nova.

Porém, um problema antigo ainda estava presente. A água do Chafariz das Saracuras, que fica no centro da praça, estava suja e esverdeada.

A Band denunciava há anos o abandono do mesmo, construído pelo Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje está a Cinelândia. O monumento foi levado para a Praça General Osório há mais de cem anos depois que foi doado pelo então arcebispo do Rio e primeiro cardeal do Brasil Dom Joaquim Arcoverde.

Os responsáveis pelo projeto de revitalização da área afirmam que os resíduos são consequências da chuva do fim de semana. Porém, a expectativa é que a água comece a ser renovada agora que a fonte foi religada. Quem passou pela praça, aprovou as mudanças.

“Essa praça sempre foi movimentada, sempre trouxe bastante turistas aqui. Agora, com essa revitalização só tem a melhorar. Vai ser muito legal, essa praça tem um potencial bem legal. Realmente tinha que melhorar, estava muito largada, com muita sujeira, estava muito abandonada, mas eu espero que melhore”, disse Simone Veríssimo, guia de turismo.

A reforma incluiu novo gradil, paisagismo, mobiliário, parque infantil, academia para terceira idade, uma área cercada para cães, nova sinalização incluindo mapa e um circuito de câmeras de segurança ligado ao posto do Ipanema Presente.

“A Praça General Osório, surgida em 1894, ganhou em 1914 o Chafariz das Saracuras. Mas a praça se tornaria mais conhecida como um núcleo de resistência da cultura popular em Ipanema. Ainda hoje ela é importante para toda a Ipanema e para todo o Rio de Janeiro. É com felicidade que eu vejo a recuperação dessa praça, bonita e com o chafariz vertendo água”, comentou o historiador e professor Milton Teixeira.

O projeto “Revitaliza Praça General Osório” é uma iniciativa do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), que adotou o espaço junto à prefeitura do Rio e captou R$ 1,3 milhão em patrocínios para realizar a reforma através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Agora, o projeto deve se estender para outros lugares. No calendário, o próximo local a passar pelas revitalizações será o Parque Natural Municipal Dois Irmãos, no Leblon, também na Zona Sul.

“Eu levei um susto quando eu cheguei aqui. Ficou muito diferente. Me sinto mais segura, o lugar também é bom, a praça ficou muito bonita e deve atrair ainda mais turistas”, falou Gisele Roque, produtora de eventos.

*Sob supervisão de Natashi Franco

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.