População de 43 bairros fica sem água na Zona Norte

Águas do Rio suspende abastecimento de água devido ao rompimento de uma adutora

Pedro Cardoni*

Cratera gigantesca é aberta para reparos na tubulação
Filipe Macon - BandNews FM/BTN

Mais de um milhão de pessoas de 43 bairros da Capital Fluminense estão com o fornecimento de água interrompidos devido ao rompimento de uma adutora em Tomás Coelho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A tubulação foi rompida na tarde da última quinta-feira (7).

O rompimento da adutora causou um grande vazamento de água na região. Casas foram alagadas e os moradores reclamam que perderam móveis e eletrodomésticos.

“Eu escutei um barulho e vim correndo para a janela. Quando eu olhei, a água já estava vindo aqui para a garagem. Tentei avisar a minha cunhada para colocar uma madeira para impedir a água, mas não funcionou. Perdi a geladeira, o fogão. Não tem tempo, a gente correu primeira para tirar a água”, comentou João, vigia e morador da região.

O fornecimento de água para os bairros ao redor, precisou ser interrompido para a realização dos reparos na tubulação. A população da região afetada também sofre com a falta de água em casa.

"A conta tá sempre chegando e a água não chega. É a terceira vez essa semana que a gente tá passando por esse problema. A empresa dá um prazo, eles não cumprem o prazo e a gente fica sem água. Temos que recorrer a outras pessoas que tenham água em outros bairros pra tomar banho. As vezes temos que ir pra casa de parentes porque na nossa casa não tem água", relatou João, agente ambiental e morador da região.

Equipes da Águas do Rio trabalham em uma cratera criada na Rua Moacir de Almeida para a substituição da adutora. A previsão para a retomada do abastecimento da água é de até 48h depois do termino das obras. A reparação está prevista para até às 22h desta sexta-feira (8).

De acordo com a concessionária, a tubulação foi rompida devido ao desgaste natural. Em nota, a empresa afirmou que está em contato com as famílias afetadas para prestar o apoio necessário.

DESVIOS NA REGIÃO

A Rua Moacir de Almeida foi interditada para o tráfego de veículos no trecho entre a Rua Cardoso Quintão e a Avenida João Ribeiro em ambos os sentidos. O Centro de Operações do Rio de Janeiro recomenda que os motoristas devem respeitar as sinalizações de desvio da via interditada.

Os motoristas provenientes da Avenida João Ribeiro, com destino a Rua Moacir de Almeida, podem seguir pela Rua Glaziou, Rua Moreira, Rua Figueiredo Pimentel, Rua Ana Quintão, Rua Cardoso Quintão e Rua Moacir de Almeida. Já os veículos na Rua Herculano Pena, com destino à via interditada, podem seguir pela Rua Cardoso Quintão, Rua Padre Manoel da Nóbrega e Avenida Dom Helder Camara.

BAIRROS AFETADOS

Os 43 bairros afetados pela falta do fornecimento de água são: Barros Filho, Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Brás de Pina, Cachambi, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Colégio, Complexo do Alemão, Cordovil, Del Castilho, Encantado, Engenho da Rainha, Engenheiro Leal, Higienópolis, Honório Gurgel, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Madureira, Mal. Hermes, Mangueira, Oswaldo Cruz, Olaria, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Praça Seca, Quintino, Ramos, Rocha Miranda, Thomas Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vila da Penha e Vista Alegre.

*Estagiário sob supervisão de Stephanie Mendonça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.